Funcionários da Collabora ajudaram a levar diversas melhorias para o kernel 4.18

Confira o relato das contribuições dos funcionários da Collabora que ajudaram a levar diversas melhorias para o kernel 4.18.


O kernel do Linux tem sido desenvolvido por diversos colaboradores em todo o mundo e mantido por Linus Torvalds, com o apoio da Linux Foundation.
Funcionários da Collabora ajudaram a levar diversas melhorias para o kernel 4.18

Dentre esses desenvolvedores, muitos são pessoas comuns, outros são membros ativos de grupos entusiastas de software livre, e tem até funcionários de empresas de tecnologia (sendo alguns de grandes players do mercado).

Um bom exemplo desse último tipo são os funcionários da Collabora, uma empresa de consultoria especializada em entregar os benefícios do software Open Source para o mundo comercial.

Alguns dos projetos de código aberto nos quais ela está ativamente envolvida são o Kernel Linux, GStreamer, Wayland, WebKit, Debian, Pulse, Audio, Rygel, libnice, D-Bus, BlueZ e LibreOffice.

Collabora melhorou o suporte a dispositivos Chromebook no kernel Linux 4.18

Recentemente, a Collabora informou ao site Softpedia sobre as contribuições feitas por vários de seus desenvolvedores para a recém-lançada série 4.18 do kernel Linux, durante todo o seu ciclo de desenvolvimento.

O kernel 4.18 foi lançado há duas semanas e é atualmente a mais avançada série do kernel Linux, apresentando as correções do Spectre V1 e V2 para arquiteturas ARM de 32 bits, correções do Specter V4 para arquiteturas ARM64 (AArch64) e ARMv8, bem como um compilador just-in-time para programas eBPF em arquiteturas de 32 bits (x86).

Também foi melhorado o suporte a descarte do sistema de arquivos F2FS (Flash-Friendly File System), adicionado suporte oficial ao processador móvel Qualcomm Snapdragon 845 ARM, bem como melhor suporte para conexões USB Type-C e USB 3.2 e suporte inicial para o próximas unidades de processamento gráfico Radeon Vega 20.

Mas isso não é tudo novo no kernel Linux 4.18, pois os desenvolvedores da Collabora fizeram um ótimo trabalho para melhorar o suporte a dispositivos Chromebook, adicionando suporte a dispositivos blacklight com PWM, um conjunto de patches contendo várias melhorias, correções de bugs e limpezas para o driver Rockchip DRM e suporte PSR, bem como melhorias no defconfig para as plataformas Rockchip RK3399.

Além disso, eles também melhoraram a pilha de gráficos no kernel do Linux 4.18 limpando a estrutura DRM com foco nos drivers gráficos de código aberto AMDGPU, Radeon e Tegra, além de suporte a atualização assíncrona para o driver gráfico VC4 em dispositivos Broadcom e corrigiu um bug no path de erro do driver MSM DRM para dispositivos Qualcomm Snapdragon.

Os desenvolvedores da Collabora também adicionaram suporte a MMC/SD para a placa Creator CI20 alimentada pelo chip MIPS JZ4780, uma correção para uma regressão de inicialização no GE Healthcare CARESCAPE ONE Monitor, uma correção para um bug no path de erro do driver USB DWC2, suporte para O dispositivo UVC 1.5 da Realtek para habilitar câmeras incorporadas em alguns modelos de laptop, como o Dell XPS, e melhorou o driver IMX do controlador serial NXP/Freescale.

Tudo isso é resultado da atividade de sete colaboradores do Collabora, que contribuíram com 62 commits para o kernel 4.18.

O caso da Collabora não é único, muitas empresas colocam funcionários para trabalhar ativamente no kernel e em outros projetos. Isso dá a elas a oportunidade para ajudar e deixar o software pronto para as suas necessidades.

Essa colaboração é parte do que move o desenvolvimento dos chamados softwares livres e de código aberto. Se você tem uma empresa, já pensou em participar? Imagine as possibilidades para o seu negócio, seus funcionários e clientes.

Como sempre, aproveite e deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile