Em meio a conferência LibrePlanet 2021 a FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award, em uma cerimônia de premiação virtual.
Sim. Durante a conferência LibrePlanet 2021, que foi realizada online como no ano passado, foi realizada a cerimônia de premiação virtual, na qual os vencedores do “Free Software Awards 2020 Annual Award”, estabelecido pela Free Software Foundation (FSF) e é concedido a pessoas físicas que fazem a contribuição mais significativa para o Software de Desenvolvimento Livre, bem como para projetos gratuitos socialmente significativos.
FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award
As placas comemorativas e os certificados atribuídos na cerimónia foram enviados aos vencedores por correio (o prémio FSF não implica qualquer recompensa em dinheiro).
O Prêmio de Promoção e Desenvolvimento de Software Livre foi para Bradley M. Kuhn, CEO e co-fundador da Software Freedom Conservancy (SFC). Bradley é conhecido por seus esforços para persuadir as pessoas a cumprir a GPL, identificar violações da GPL e fazer cumprir legalmente os requisitos da GPL.
Na nomeação atribuída a projetos que trouxeram benefícios significativos à sociedade e contribuíram para a resolução de importantes problemas sociais, o prémio foi atribuído ao projeto CiviCRM, que desenvolve uma plataforma aberta para a gestão de entidades públicas e sem fins lucrativos, bem como de comunidades de voluntários.
O projeto está sendo desenvolvido como uma alternativa gratuita ao CRM comercial, otimizado para organizar a interação com os participantes envolvidos e para planejar o trabalho dos funcionários de organizações sem fins lucrativos.
O código é escrito em PHP, vem na forma de módulos para Drupal, Joomla, Backdrop e WordPress e tem licença AGPLv3.
A Nomeação para Contribuição de Destaque de um Novo Participante para o Desenvolvimento de Software Livre, dada a Iniciantes, a primeira contribuição que mostrou compromisso significativo com o movimento do software livre, o prêmio recebido por Alice Rosenzweig (Alyssa Rosenzweig) da Collabora, desenvolveu um driver Panfrost gratuito para a microarquitetura de GPU Midgard e Bifrost Mali, e também participou do trabalho na GPU Apple M1 reversa.
Lista dos vencedores anteriores:
- 2019 Jim Meyering, mantenedor do pacote GNU Coreutils desde 1991, um dos principais desenvolvedores de autotools e criador do Gnulib.
- 2018 Deborah Nicholson, Diretora de Envolvimento Comunitário da Software Freedom Conservancy
- 2017 Karen Sandler, Diretora da Software Freedom Conservancy.
- 2016 Alexandre Oliva, desenvolvedor e divulgador brasileiro de software livre, fundador da Fundação. Latinoamericana de Software Libre, autora do projeto Linux-Libre (versão totalmente gratuita do kernel Linux).
- 2015 Werner Koch, criador e desenvolvedor líder do kit de ferramentas GnuPG (GNU Privacy Guard).
- 2014 Sébastien Jodogne, autor de Orthanc, um servidor DICOM gratuito para acessar dados de CT.
- 2013 Matthew Garrett, co-desenvolvedor do kernel Linux e membro do conselho técnico da Linux Foundation, fez contribuições significativas para tornar o Linux inicializável em sistemas com UEFI Secure Boot.
- 2012 Fernando Perez, autor de IPython, um shell interativo para Python.
- 2011 Yukihiro Matsumoto, autor da linguagem de programação Ruby. Yukihiro esteve envolvido no desenvolvimento de GNU, Ruby e outros projetos de código aberto por 20 anos.
- 2010 Rob Savoye, Líder do Projeto Gnash Free Flash Player, Colaborador do GCC, GDB, DejaGnu, Newlib, Libgloss, Cygwin, eCos, Expect, Fundador do Open Media Now.
- 2009 John Gilmore, co-fundador da Electronic Frontier Foundation, criador da lendária lista de mala direta Cypherpunks e hierarquia de conferências alternativas. * Usenet. Fundador da Cygnus Solutions, a primeira a fornecer suporte comercial para soluções de software livre. Fundador dos projetos gratuitos Cygwin, GNU Radio, Gnash, GNU tar, GNU UUCP e FreeS / WAN.
- 2008 Wietse Venema (renomado especialista em segurança de TI, criador de projetos populares como Postfix, TCP Wrapper, SATAN e The Coroner’s Toolkit).
- 2007 Harald Welte (arquiteto da plataforma móvel OpenMoko, um dos 5 principais desenvolvedores de netfilter / iptables, mantenedor do subsistema de filtragem de pacotes do kernel Linux, ativista do movimento de software livre, criador do gpl-violations.org).
- 2006 Theodore T’so (Kerberos v5, desenvolvedor de sistema de arquivos ext2 / ext3, hacker de kernel Linux conhecido e membro do grupo que desenvolveu a especificação IPSEC).
- 2005 Andrew Tridgell (criador dos projetos samba e rsync).