O projeto FreeNAS publicou um novo snapshot de desenvolvimento, o FreeNAS 11.2 beta1, dando aos usuários a chance de testar novos recursos no sistema. Confira as novidades e descubra onde baixar.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
O FreeNAS é um sistema operacional baseado no FreeBSD, e projetado para computadores que fornecem serviços de armazenamento conectado à rede (NAS).
Esse sistema é a maneira mais simples de criar um lugar centralizado e facilmente acessível para seus dados.
Use o FreeNAS com o ZFS para proteger, armazenar, fazer backup, de todos os seus dados. Por isso, FreeNAS é usado em todos os lugares, em casa, pequenas e grandes empresas.
A Interface Web do sistema simplifica as tarefas administrativas, pois todos os aspectos de um sistema FreeNAS podem ser gerenciados a partir de um navegador, em qualquer PC conectado a ele via rede.
O melhor de tudo é que o FreeNAS pode ser instalado em praticamente qualquer plataforma de hardware para compartilhar dados em uma rede.
Ele oferece compartilhamento SMB/CIFS (compartilhamento de arquivos do Windows), NFS (compartilhamento de arquivos Unix) e AFP (Apple File Shares), FTP, iSCSI (compartilhamento de blocos) e muito mais.
Snapshot (instantâneos) de todo o sistema de arquivos podem ser feitos e salvos a qualquer momento. Com isso, você acessa arquivos como estavam quando o snapshots foi feito.
Além disso, o sistema permite usar o recurso de replicação para enviar instantâneos pela rede para outro sistema para recuperação de desastre.
Novidades do FreeNAS 11.2 beta1
FreeNAS 11.2 beta1 é um snapshot de desenvolvimento e inclui um novo estilo de interface de usuário, o framework Jails migrou de Warden para iocage, e o gerenciador de boot foi trocado do GRUB para o carregador de boot do FreeBSD.
A mudança do gerenciador de boot deve resolver vários problemas que alguns usuários tiveram com o GRUB. O GRUB foi introduzido como uma solução temporária até o carregador de inicialização do FreeBSD ter suporte total para os ambientes de inicialização, o que ele agora possui.
O back-end de Plugins e Jails mudou de Warden para iocage e Warden não receberá mais correções de bugs. A nova interface do usuário usará automaticamente o iocage para criar e gerenciar plug-ins e jails.
Os usuários são encorajados a recriar quaisquer Plugins e Jails existentes usando a nova interface do usuário para garantir que estejam executando as versões mais recentes de aplicativos suportados.
As máquinas virtuais são mais resistentes a acidentes. Quando um convidado é iniciado, a quantidade de memória disponível é verificada e um erro de inicialização ocorrerá se houver recursos insuficientes do sistema. Quando um convidado é parado, seus recursos são retornados ao sistema.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o FreeNAS 11.2 beta1
A imagem ISO do FreeNAS 11.2 beta1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux