Fraudadores roubaram 27 milhões de dólares em criptomoedas

Um agência do Reino Unido informou que fraudadores roubaram 27 milhões de dólares em criptomoedas. Confira os detalhes desse incidente.

Criptomoeda tem atraído a atenção de muitas pessoas interessadas em ganhar dinheiro atravé de um investimento rentável. Infelizmente, elas também atraíram criminosos virtuais.

Fraudadores roubaram 27 milhões de dólares em criptomoedas

Fraudadores roubaram 27 milhões de dólares em criptomoedas

As agências policiais da Europa prenderam um grupo de seis indivíduos por esvaziar as carteiras de criptomoedas de pelo menos 4.000 vítimas ao criar um site que representava o Blockchain.com.

Os fraudadores usaram o typosquatting para atingir seu objetivo – uma técnica pela qual um invasor usa um nome de domínio – e, às vezes, uma interface semelhante à de um site popular, mas ele tem um erro de digitação.

Spoofing Blockchain.com permite que os perpetradores capturem as credenciais de login dos usuários de criptomoeda e roubem os fundos em suas carteiras na plataforma.

Em um anúncio da Unidade de Crimes Cibernéticos Regionais do Sudoeste (SW RCCU) no Reino Unido informa que este método permitiu que os fraudadores roubassem mais de £ 22 milhões em criptomoedas de vítimas em 12 países.

O comunicado à imprensa da agência do Reino Unido diz o seguinte:

“A investigação cresceu de um único relatório de £ 17k de bitcoin roubado de uma vítima de Wiltshire para uma estimativa atual de mais de quatro mil vítimas em pelo menos 12 países. Esperamos que esse número cresça.”


A inspetora Louise Boyce disse à ISMG que há evidências indicando que os criminosos usaram o Google Adwords para promover links que levem à cópia fraudulenta do Blockchain.com.

O grupo criminoso era formado por cinco homens e uma mulher e eles foram presos na terça-feira pela SW RCCU e pela polícia holandesa em suas casas em Charlcombe e Lower Weston em Bath, Staverton em Wiltshire e Amsterdã e Roterdã na Holanda.

Agências de aplicação da lei apreenderam um grande número de dispositivos eletrônicos e equipamentos.

Ajudando com a busca no Reino Unido dois cães foram especialmente treinados para cheirar equipamentos eletrônicos, como computadores e unidades de armazenamento.

A Europol também divulgou informações sobre esta operação e disse que foi o resultado de uma investigação de 14 meses sobre o roubo de criptomoedas.

Os cibercriminosos confiam nas vítimas que clicam nos links sem analisá-las cuidadosamente. É por isso que o phishing continua sendo um problema.

Os usuários podem evitar cair no truque do typosquatting, verificando se o nome de domínio na barra de endereço é o correto ou digitando a URL, em vez de seguir links de fontes potencialmente maliciosas.

Este conselho é particularmente recomendado ao acessar serviços online para transações financeiras.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile