Flatpaks já estão funcionando no Microsoft Windows

Alexander Larsson informou que Flatpaks já estão funcionando no Microsoft Windows via WSL. Confira os detalhes dessa novidade e entenda.


O Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.
Flatpaks já estão funcionando no Microsoft Windows

Concorrente direto do formato Snap, Flatpak é um tipo de sistema de gerenciamento de aplicativos multissistema, pois funciona no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat, Mint, Endless, Arch, Gentoo, Solus, Alpine, Mageia, Pop!_OS, elementary OS e nos derivados destes.

Essa tecnologia inclui um ambiente de sandbox (caixa de areia), chamada Bubblewrap. Com isso, é possível executar aplicações isoladas do resto do sistema, o que resulta em mais segurança.

Esse padrão foi criado para o Linux (e continua sendo assim), mas parece que ele pode estar aterrizando onde menos imaginamos: no Windows.

Flatpaks já estão funcionando no Microsoft Windows

O criador do Flatpak e desenvolvedor líder da Red Hat, Alexander Larsson, informou que já tem o básico de aplicações Flatpak funcionando no Microsoft Windows 10.

Antes de ficar muito animado, enquanto ele tem apenas o básico funcionando, obviamente existem alguns atalhos envolvidos.

Em particular, o suporte a Flatpak requer o Windows Subsystem para Linux (WSL, ou Subsistema Windows para Linux), assim como a necessidade de instalar um servidor Win32 X11.

Além disso, devido à dependência do subsistema Windows para Linux, em vez de qualquer suporte nativo do Windows, os aplicativos Flatpak perdem seu sandboxing de segurança devido à implementação da WSL, que não oferece suporte à computação segura do seccomp.

Larsson compartilhou o progresso ontem no Twitter:

É divertido, mas vamos ver se ele procura aumentar o suporte ou se era apenas um projeto de pesquisa/prototipagem.

A WSL, no geral, permanece bastante interessante para aqueles que estão presos por um motivo ou outro ao uso do Windows.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile