Foi lançado o Flatpak 1.3.2 com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado e muito mais. Confira todas as novidades dessa atualização.
Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.
O desenvolvedor e mantenedor do Flatpak, Alexander Larsson, Flatpak 1.3.2 como o mais novo lançamento de desenvolvimento instável do framework de distribuição e sandbox de aplicativos Linux.
Novidades do Flatpak 1.3
O Flatpak 1.3.2 se baseia na versão instável do Flatpak 1.3 do mês passado, com mais alterações de baixo nível para aumentar a segurança e a confiabilidade dos Flatpaks.
Uma grande mudança foi feita com o Flatpak 1.3.2, afetando como as instalações de todo o sistema são feitas como usuário.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
Até agora, o Flatpak dependia de um processo que envolvia um diretório temporário pertencente ao usuário e copiava de lá, mas esse método envolvia E/S desnecessária e utilizava temporariamente mais espaço em disco.
Começando com o Flatpak 1.3.2, um sistema de arquivos FUSE personalizado é usado para gravar o usuário e os arquivos podem ser importados diretamente para o repositório do sistema sem nenhuma operação de cópia extra.
Mas, devido a isso, o Flatpak agora depende do FUSE (File-Systems in User-Space) e também requer um usuário “flatpak” no sistema, além de garantir que o SELinux não interfira no processo para o qual há um novo módulo SELinux.
O Flatpak 1.3.2 também suporta agora uma versão de finalização de uma nova versão, uma nova permissão para acessar cartões inteligentes, novos campos para arquivos de repositório Flatpak e outras alterações.
Mais detalhes sobre o lançamento do desenvolvimento Flatpak 1.3.2 via GitHub do Flatpak. Essas mudanças culminarão com a versão estável do Flatpak 1.4 no final deste ano.
Como instalar ou atualizar o Flatpak 1.3.2
Os usuários avançados, desenvolvedores/empacotadores de aplicativos e usuários avançados interessados em obter uma rápida olhada nos novos recursos e aprimoramentos da série estável Flatpak 1.4 podem agora fazer o download e compilar os fontes Flatpak 1.3.2 a partir do anúncio do GitHub, ou instale os binários dos repositórios de software de suas distribuições Linux favoritas.
Se você já usa o Flatpak na sua distribuição, a versão mais recente aparecerá em brev nas atualizações de sistema, então, basta manter seu PC atualizado.
Quem ainda não tem a tecnologia instalada, para ter a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
O que está sendo falado no blog
- Raspbian 2019-04-08 lançado com melhorias de desempenho
- Ubuntu 19.04 entrou em Final Freeze ou congelamento de recursos
- Flatpak 1.3.2 lançado com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado
- Google Now permite que telefones Android sejam usados como chaves de segurança
- Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados