E o Firefox removeu provedores de busca russos por causa de desinformação em conteúdo patrocinado pelo estado através desses serviços.
Yandex Search, Mail.ru e OK.ru são três dos sites mais populares da Rússia, usados por mais de cem milhões de usuários por mês.
Agora, a Mozilla removeu os provedores de pesquisa padrão Yandex Search, Mail.ru e OK.ru do navegador Firefox, devido a relatos de conteúdo patrocinado pelo estado favorecido nos resultados da pesquisa.
Firefox removeu provedores de busca russos por causa de desinformação
Desde 2014, a Mozilla tornou o Yandex o mecanismo de pesquisa padrão na Rússia e, no ano seguinte, o tornou a pesquisa padrão para usuários na Turquia.
Com o lançamento de hoje do Firefox 98.0.1, a Mozilla anunciou que removeu os provedores Yandex e Mail.ru do menu de pesquisa suspenso do navegador, mas não forneceu detalhes sobre o motivo pelo qual isso foi feito.
“Yandex e Mail.ru foram removidos como provedores de pesquisa opcionais no menu suspenso de pesquisa do Firefox”, diz as notas de lançamento do Firefox 98.0.1.
Para os afetados, a Mozilla afirmou que os provedores de pesquisa padrão e quaisquer personalizações, complementos e marcadores padrão associados estavam sendo removidos como parte desse processo.
Os usuários afetados teriam seus navegadores redefinidos para o provedor de pesquisa padrão, que atualmente é o Google.
Em uma declaração ao site BleepingComputer, a Mozilla diz que removeu os provedores de pesquisa de usuários na Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão e Turquia pela “prevalência de conteúdo patrocinado pelo Estado”.
Um porta-voz da Mozilla explicou ao BleepingComputer que:
“Após uma análise cuidadosa, estamos suspendendo o uso do Yandex Search no Firefox devido a relatórios confiáveis de resultados de pesquisa exibindo uma prevalência de conteúdo patrocinado pelo estado, o que é contrário aos princípios da Mozilla.”
“Isso significa que, por enquanto, a Pesquisa Yandex não será a experiência de pesquisa padrão (ou uma opção de pesquisa padrão) para usuários na Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão e Turquia. Enquanto isso, estamos direcionando as pessoas para o google.com.”
Além do Yandex e do Mail.ru, um leitor do Hacker News notou que a rede social russa Odnoklassniki (ok.ru) também foi removida como parte desse processo. O site BleepingComputer soube que eles foram afetados como uma subsidiária do Mail.ru.
Embora a Mozilla não tenha declarado qual conteúdo patrocinado pelo estado está sendo exibido, o site BleepingComputer foi informado de que os resultados da pesquisa favorecem a mídia estatal russa espalhando informações erradas sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.