Firefox Quantum chegou – Confira as novidades e baixe

A Fundação Mozilla lançou o Firefox 57, também conhecido conhecido pleo nome Firefox Quantum. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Firefox no Linux.


Firefox Quantum, a tão aguardada versão 57 do navegador da Fundação Mozilla foi lançado trazendo a grande mudança de velocidade e várias outras novidades. Essa, provavelmente é a maior atualização no histórico de 13 anos desse navegador.
Firefox Quantum chegou – Confira as novidades e baixe

As mudanças nessa versão são tão grandes que a Mozilla deu ao lançamento um nome próprio: Firefox Quantum. Um título apropriado para essa versão. Como você verá, o Firefox 57 é um salto quântico sobre o que todos nós pensamos que todos nós conhecemos…

Novidades do Firefox 57

Basicamente, existem 3 mudanças importantes no Firefox 57 que o tornam melhor, mais rápido e mais forte:

  • Nova aparência, incluindo um novo tema, novo logotipo do Firefox e nova página ‘Nova guia’;
  • Novo mecanismo de renderização que é multi-core amigável e GPU eficiente;
  • Novo framework de complementos, projetado para a web moderna.

Vamos dar uma olhada em cada ponto:

Nova aparência

Quantum dá uma aparência totalmente nova ao Firefox. O refresh visual angular, denominado Photon, é limpo, leve e responsivo.

Juntamente com as guias quadradas, os ícones da barra de ferramentas redesenhada e os menus renovados são uma mudança marcante: um endereço combinado, alinhado ao centro e uma barra de pesquisa.

A atualização do Photon estende-se a praticamente todas as partes da interface, forma o espaçamento dos menus e a cor dos ícones da barra de ferramentas para transições e guias de carregamento de tabulações

Performance = Novo mecanismo de renderização

De acordo com os bods do Mozilla Firefox Quantum é 2x tão rápido quanto o Firefox 49 do ano passado, e usa 30% menos memória do que o Google Chrome.

Como?

Bem, é parcialmente o novo motor CSS chamado ‘Stylo’ , uma verdadeira arquitetura multi-processo (um processo que começou com a Eletrólise), além de novas inteligências na definição da prioridade da guia e muito mais.

Novo framework de complementos

Para muitos, a maior mudança no Firefox 57 não será a nova interface elegante, nem o invisível sob os ajustes do capão, mas o fato de que muitos complementos do Firefox muito queridos não funcionarão mais com o navegador.

‘Legacy add-ons já não funciona no Firefox 57’

Durante a melhor parte do ano, o Firefox permitiu que você execute os complementos legados e as novas extensões da Web lado a lado. Com esta versão isso acaba: os complementos legados já não funcionam no Firefox 57.

Os desenvolvedores de complementos tiveram muito tempo para se preparar para esse dia. Uma série de complementos populares já estão disponíveis como Web Extensions (hurray).

Você pode ver uma lista de extensões da Web que funcionam com o Firefox 57 nesse link.

Você pode achar que um de seus complementos favoritos não foi atualizado e, como tal, não funcionará na nova versão. Alternativas podem estar disponíveis…

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Firefox

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu em breve, disponível para Ubuntu 12.04, 14.04, 16.04, 16.10, 17.04, 170 e derivados, além de outras distribuições que mantém esse navegador sempre atualizado.

Até lá quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Se você precisa usar plugin NPAPI (como java e outros) no Firefox, leia esse artigo:
Firefox não suporta plugins NPAPI (Java, Flash e etc)? Veja como resolver

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Conheça melhor o Firefox

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile