Demorou, mais o Firefox 84 será a última versão do navegador a oferecer suporte ao Flash e finalmente decretará a morte do Flash.
A agonia do Flash Player foi longa, mas sua morte está cada vez mais perto. Ainda me lembro vagamente de quando Steve Jobs atacou o software Adobe.
Ele fez isso na hora em que apresentou o iPad, e a crítica não esperou, garantindo que muitas coisas não funcionariam (inclusive pornografia). Mas o tempo provou que ele estava certo e até a Adobe desaconselha seu uso.
Esse uso não será mais uma opção em menos de dois meses, e a última versão do navegador da Mozilla para suportá-lo será o Firefox 84.
Firefox 84 será a última versão do navegador a oferecer suporte ao Flash
O Firefox 84 está atualmente no canal beta do Mozilla e continua a oferecer suporte ao Flash Player, pelo menos como uma opção. A próxima versão, prevista para 26 de janeiro, não permitirá mais o uso do Flash Player de forma alguma.
Isso aparece na nota de seu lançamento da versão Nightly e, embora também diga que as mudanças podem ser revertidas, neste caso a mudança está mais do que confirmada.
Na verdade, não conseguir ativar o Flash Player no Firefox 85 é a única novidade que aparece como oficial em sua lista de novidades.
Eles também publicaram um artigo onde explicam que não são os únicos a fazer essa mudança. A Adobe e outros navegadores também encerrarão o suporte para Flash Player no final de 2020, portanto, mudar para outro navegador não adiantará.
A Mozilla ressalta que não poderemos utilizá-lo mesmo instalando uma versão anterior do navegador ou esgotando a atualização do Firefox 84, pois o plugin deixará de carregar conteúdo a partir do próximo dia 12 de janeiro, conforme explicado pela Adobe.
Quanto às demais datas, o Firefox 84 será lançado oficialmente em 15 de dezembro, e 5 semanas depois o Firefox 85 chegará com o último prego para o caixão do Flash.