E o Fedora Linux 34 habilitará suporte para touchpads Haptics, atualizações incrementais de aplicativos Flatpak, e muito mais. Confira!
O próximo lançamento do Fedora Linux 34 trará alguns novos recursos incríveis e melhor suporte de hardware para permitir que você execute o sistema operacional GNU’Linux em máquinas mais novas e ainda mais.
Já sabemos que o Fedora Linux 34 é um dos lançamentos de distribuição mais esperados de 2021, principalmente porque ele virá com uma experiência de desktop GNOME 40 vanilla, quase intocada, além de algumas das mais novas tecnologias GNU/Linux, como o Linux kernel 5.11.
Portanto, se você é um fã do ambiente de desktop GNOME e deseja experimentar as novas mudanças de design no GNOME 40, deve estar atento ao lançamento final do Fedora Linux 34 Workstation no próximo mês.
Fedora Linux 34 habilitará suporte para touchpads Haptics e muito mais
Nos bastidores, onde a mágica realmente acontece, o Fedora Linux 34 incluirá algumas mudanças novas e interessantes.
Um deles é a ativação do suporte para touchpads hápticos, como os usados nos Apple MacBooks, mas também em outros laptops que serão lançados ao longo de 2021.
Christian Schaller, gerente sênior de desktop da Red Hat, compartilha hoje em seu blog detalhes sobre essa importante mudança no Fedora Linux 34, que nos dá acesso ao “mais novo e melhor em entrada”, mas ele não dá nenhuma garantia, já que laptops com touchpads táteis não são tão populares agora.
Falando sobre o “mais novo e melhor em entrada”, já dá para confirmar que o Fedora Linux 34 com Linux kernel 5.11 suporta totalmente o touchpad no laptop Lenovo IdeaPad Gaming 3.
Alguns de vocês que possuem esses laptops para jogos Lenovo sabem que o touchpad não estava funcionando no Fedora Linux 33, que veio com o kernel Linux 5.8, mas foi habilitado após a atualização para o kernel Linux 5.10 LTS.
No entanto, habilitado não significa que o touchpad estava funcionando perfeitamente, então a boa notícia que quero compartilhar com vocês hoje é que funcionará perfeitamente no Fedora Linux 34.
Além do suporte de hardware aprimorado, o Fedora Linux 34 também melhorará o suporte para o aplicativo Flatpak ao habilitar atualizações incrementais para atualizações menores e mais rápidas e lhe dará acesso a ainda mais aplicativos Flatpak do portal Flathub, permitindo que você habilite-o no Fedora através de terceiros de repositórios durante a configuração inicial.
Por último, mas não menos importante, o Fedora Workstation 34 visa habilitar o mecanismo multimídia PipeWire de baixa latência para áudio para substituir o PulseAudio e JACK para um melhor suporte de áudio Bluetooth e suporte para mais aplicativos de áudio profissional, e também fornecer a camada usual de melhorias do Wayland que você pode ler sobre tudo isso na postagem do blog de Christian Schaller.