O sistema Fedora Atomic Host se tornará o Fedora CoreOS após a aquisição do CoreOS. O anúncio feito pelo projeto Fedora esclarece destalhes sobre essa importante mudança. Confira!
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Em janeiro de 2018, a Red Hat Inc., anunciou que adquiriu a empresa CoreOS Inc. por U$$ 250 milhões. Alguns de vocês conhecem o CoreOS como o sistema operacional CoreOS Linux, que mais tarde, mudou seu nome para Container Linux by CoreOS.
O CoreOS também era conhecido pelo registro de contêineres Quay Enterprise e pela Tectonic for Kubernetes, duas tecnologias usadas em infraestruturas de contêineres.
Depois que prometeu que não descontinuaria o CoreOS como o conhecemos, a Red Hat agora anuncia que planeja mover a manutenção do CoreOS para o guarda-chuva do Projeto Fedora.
Fedora Atomic Host se tornará o Fedora CoreOS
Agora, o líder do projeto Fedora, Matthew Miller, e o engenheiro Atomic OpenShift da Red Hat, Dusty Mabe, anunciaram o Fedora CoreOS, um sistema operacional projetado para substituir o Fedora Atomic Host (alguém aí lembrou do CentOS Atomic Host?).
Em sua tentativa de acelerar a adoção de tecnologias de contêineres baseadas em Linux e Open Source no mundo corporativo, a Red Hat está introduzindo o Fedora CoreOS, um futuro sistema operacional que substituirá o que atualmente conhecemos como o projeto Fedora Atomic Host.
A última versão do Fedora Atomic Host será lançada como parte do Fedora 29. Depois do Fedora 29, todos os usuários do Fedora Atomic Host serão recomendados a atualizar para o Fedora CoreOS, para futuras implementações de contêineres.
A Red Hat e o Projeto Fedora esperam que este movimento não tenha um grande impacto entre os usuários do Container Linux by CoreOS, porque o Fedora CoreOS será construído usando a base de pacotes do Fedora Linux.
Sobre esse aspecto, Matthew Miller, Líder do Projeto Fedora, disse o seguinte:
“Não será necessariamente feito da mesma forma que entregamos os produtos finais do Fedora OS hoje. Não importa o que, nós absolutamente queremos a experiência de usuário do CoreOS de um ‘sistema operacional de host do cluster de contêiner que se mantém atualizado e você não precisa se preocupar com isso’.”
Por outro lado, parece que a comunidade Project Atomic está indo embora também, incluindo listas de discussão, canais de IRC e páginas do GitHub assim que o Fedora Atomic Host chegar ao seu fim da vida.
Para aqueles que ficarem ansiosos pelo lançamento inicial do Fedora CoreOS, que poderá sair no próximo ano como parte do Fedora 30, basta visitar o site oficial do software para ver mais detalhes.