E foi lançado o Fedora 32 Beta com o GNOME 3.36, EarlyOOM por padrão e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.
Anteriormente conhecido como Fedora Core, o Fedora é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
Esse sistema tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Agora, a versão beta da tão esperada atualização de distribuição do Fedora 32 Linux já está disponível.
O Fedora 32 Beta chegou bem na hora, permitindo que a comunidade por trás dessa popular e poderosa distribuição Linux patrocinada pela Red Hat tenha uma ideia inicial dos novos recursos e aprimoramentos que chegarão ao lançamento final.
Novidades do Fedora 32 Beta
A nova versão de desenvolvimento do projeto, o Fedora 32 Beta, inclui o EarlyOOM para eliminar os processos com fome de memória antes que eles possam prejudicar o sistema operacional. O EarlyOOM permite que os usuários recuperem e recuperem mais rapidamente o controle sobre seu sistema em situações de pouca memória com uso pesado de troca.
A versão beta também inclui o GNOME 3.36, que oferece várias melhorias de desempenho. O GNOME 3.36 adiciona um botão ‘Não perturbe’ nas notificações, configuração aprimorada para controle dos pais e virtualização e ajustes nas Configurações.
Sob o capô, o Fedora 32 beta é alimentado pela próxima série de kernel Linux 5.6, que deve ser vista no final de março, o compilador de sistema GNU Compiler Collection (GCC) 10, bem como muitos outros componentes principais atualizados, como GNU C Library, Python, Perl e Ruby.
Algumas das outras mudanças do Fedora 32 incluem (finalmente) habilitar o TRIM por padrão para SSDs, o que melhora o desempenho e o nível de desgaste das unidades de estado sólido.
Além disso, o sistema traz o Python 3.8, padrões do firewalld para usar nftables, mudança nos critérios de lançamento no Fedora Arm, MariaDB 10.4 e outros pacotes de software de ponta.
Se tudo der certo, o lançamento oficial do Fedora 32 pode acontecer no final de abril.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Ao testar, lembre-se sempre que esta é uma versão inacabada. Isso significa que não é adequado para instalação em uma máquina de produção. O Projeto Fedora está ansioso pelos seus relatórios de erros, que você pode enviar aqui.
Baixe e experimente o Fedora 32 Beta
A imagem ISO do Fedora 32 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux