Lukas Stefanko da ESET informou que um Falso ES File Explorer registrou mais de 10 mil downloads na Play Store. Confira os detalhes entenda.
O Google removeu o ES File Explorer da Play Store no início deste ano devido ao que se acreditava ser fraude de cliques, e a empresa controladora, DO Global, não o relançou desde então.
Mas como esse era um dos gerenciadores de arquivos mais populares no Android, era apenas uma questão de tempo até que alguém usasse seu nome para outros fins maliciosos.
Agora, um falso aplicativo chamado ES File Explorer chegou à Google Play Store, apenas para bombardear os usuários com anúncios sem realmente oferecer quaisquer recursos que foram incluídos no gerenciador de arquivos já famoso.
Lukas Stefanko, pesquisador de malware da empresa de segurança ESET, descobriu o ES File Explorer e o reportou no Twitter, explicando que, uma vez instalado, esse aplicativo bombardeia os usuários com anúncios.
Fake ES File Explorer with 10K+ installs found on Google Play
App has no functionality and within 2 minutes displayed 9 fullscreen ads while "setting up" the app. To look trustworthy, it requests registration.
Original ES File Explorer was removed from Play Store 2 months ago. pic.twitter.com/1CXhP4eLH0
— Lukas Stefanko (@LukasStefanko) July 8, 2019
Stefanko, observa que:
“O aplicativo não tem funcionalidade e, em dois minutos, exibiu nove anúncios em tela cheia ao” configurar “o aplicativo. Para parecer confiável, solicita o registro.”
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Falso ES File Explorer registrou mais de 10 mil downloads na Play Store
O mais preocupante é que esse aplicativo falso já registrou mais de 10.000 downloads da Google Play Store, provavelmente de usuários que acreditavam estar instalando o gerenciador de arquivos original.
A DO Global não disse nada sobre um possível retorno de seu aplicativo, e a empresa disse que aceitou a decisão do Google de remover o ES File Manager da Play Store.
O comunicado diz o seguinte:
“Nós entendemos totalmente a gravidade das alegações. Como tal, conduzimos imediatamente uma investigação interna sobre este assunto. Lamentamos encontrar irregularidades no uso de anúncios da AdMob em alguns de nossos produtos. Perante isto, compreendemos e aceitamos totalmente a decisão do Google. Além disso, temos cooperado ativamente com eles, fazendo uma análise completa de todos os aplicativos envolvidos.”
Enquanto isso, recomenda-se que os usuários que encontrarem essa listagem na Play Store procurem os sinais mais comuns de um aplicativo falso, incluindo o nome do desenvolvedor, a descrição do aplicativo e os comentários postados por outras pessoas.
O ES File Explorer falso já foi removido da Google Play Store.
O que está sendo falado no blog
- Falso ES File Explorer registrou mais de 10 mil downloads na Play Store
- Kernel 5.2 já chegou para os usuários do Linux Lite! Veja como atualizar!
- WPS Office 11.1.0.8722 lançado com leitura e visualização de PDF
- Ubuntu 18.10 chegará ao fim da vida no dia 18 de julho de 2019
- Kernel 5.2 lançado – Confira as novidades e veja como instalar