Foi lançado Falkon 3.2 com suporte a captura de tela, e muitas melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Após quase um ano de desenvolvimento, o lançamento da nova versão do navegador Falkon 3.1.0 foi anunciado.
Para aqueles que ainda não conhecem esse navegador, posso dizer que ele substituiu o QupZilla depois que a comunidade KDE assumiu o projeto e o desenvolvimento foi transferido para a infraestrutura do KDE.
O Falkon é um dos navegadores menos conhecidos e usados, uma vez que foi desenvolvido inicialmente apenas para fins educacionais, mas está se tornando um navegador rico em recursos que poderia muito bem competir com navegadores populares de código aberto como o Mozilla Firefox.
Agora, o navegador gratuito e de código aberto baseado em Qt do projeto KDE, Falkon (anteriormente QupZilla), foi atualizado para a versão 3.2, uma versão importante que apresenta vários novos recursos e inúmeras melhorias.
Novidades do Falkon 3.2
Falkon 3.2 chegou quase dois anos após a versão 3.1 com novos recursos importantes, como suporte a captura de tela, visualizador integrado baseado em PDFium, suporte inicial para download de temas e extensões e gerenciamento aprimorado de cookies, permitindo que os usuários selecionem mais de um cookie de uma só vez.
Esta versão também apresenta a capacidade de definir a guia atual como pai para uma guia duplicada, foco para a barra de pesquisa nas barras laterais de histórico e favoritos, a capacidade de pausar e retomar downloads, a capacidade de desanexar guias por meio do menu de contexto, como bem como suporte para filtrar a página de extensões de preferências.
O KDE Falkon 3.2 também melhora o suporte para favoritos adicionando um item de menu de contexto à barra de ferramentas de favoritos para permitir que os usuários criem pastas para armazenar favoritos, remove o preenchimento da barra de favoritos e não permite mais que os usuários criem favoritos sem um pai.
Além disso, existem várias melhorias no Speeddial, a integração do KWallet, pois os usuários agora são solicitados a desabilitar, a integração do KDE Frameworks, o manuseio de notificações push da Web através do sistema de notificação do Falkon, suporte a guias verticais, bem como integração com o NetworkManager.
Outra mudança interessante no Falkon 3.2 é o fato de que os usuários agora poderão remover temas e plugins instalados localmente.
Para saber mais sobre essa versão do Falkon, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Falkon
No momento, a nova versão do navegador ainda não tem pacotes construídos para o Ubuntu, nem o AppImage. Portanto, é apenas uma questão de esperar alguns dias para que esses pacotes sejam disponibilizados.
Se você estiver com pressa, pode compilar essa nova versão a partir do código-fonte, baixando ele na página de download.
Ou quando estiver disponível uma opção AppImage, para instalar a versão mais recente do Falkon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Falkon no Linux via Snap
Como instalar o navegador Falkon no Linux via Flatpak
Como instalar o navegador Falkon no Linux