A Fairphone anunciou que o Fairphone 3 não está mais disponível para compra, mas as peças de reposição estão, e ele ainda receberá atualizações.
A Fairphone, uma empresa que fabrica smartphones usando materiais sustentáveis e de origem ética, anunciou que está encerrando as vendas do Fairphone 3, um telefone com design modular reparável que foi lançado em 2019.
Mas o Fairphone 3 vem com cinco anos de suporte de hardware e software, então, embora não esteja mais disponível para compra, quem já tem um pode continuar a usá-lo nos próximos anos.
Fairphone 3 não está mais disponível para compra
A Fairphone planeja continuar vendendo peças de reposição para o telefone, permitindo que os clientes substituam componentes quebrados ou desgastados, incluindo a tela, bateria, câmeras ou outros componentes.
Você pode até mesmo atualizar a câmera usando um módulo que foi lançado cerca de um ano depois que o telefone começou a ser vendido.
As atualizações de software e segurança também devem continuar a ser fornecidas até 2024. A Fairphone afirma que planeja atualizar o telefone para o Android 11 em 2022.
O bootloader do telefone também pode ser desbloqueado, e desenvolvedores independentes portaram sistemas operacionais alternativos, incluindo o LineageOS baseado em Android e /e/OS para rodar no telefone, bem como distribuições Linux como Ubuntu Touch.
A Fairphone planeja continuar vendendo o Fairphone 3+ em um futuro previsível, mas está temporariamente fora de estoque devido à escassez global de componentes.
Este modelo é basicamente igual ao Fairphone original, mas com o módulo de câmera mais recente e de maior qualidade.
Um novo Fairphone 4 pode chegar em breve. Espera-se que seja o primeiro telefone 5G da empresa e deve vir com o Android 11, mas isso é tudo que sabemos sobre o telefone até agora.
Também não há informações sobre se você poderá comprar o novo telefone fora da Europa, que é a única região onde a Fairphone vendeu seus telefones até agora.