Facebook Container impede Facebook de rastrear usuário fora da rede social

Diante do recente escândalo de vazamento de informações do Facebook, a Mozilla lançou uma nova extensão chamada Facebook Container e com um importante propósito, ela impede Facebook de rastrear usuário fora da rede social. Confira os detalhes dessa novidade da Mozilla.


A Mozilla recentemente se envolveu em uma estratégia agressiva para combater as políticas de gerenciamento de dados do Facebook, que muitos consideram intrusivas.
Facebook Container impede Facebook de rastrear usuário fora da rede social

A entidade anunciou nesta terça-feira (27/02) o Facebook Container, uma extensão do navegador Firefox que foi desenvolvida para separar a atividade dos usuários no Facebook de suas outras atividades na Web, limitando a capacidade do Facebook de rastreá-los e coletar dados pessoais.

A extensão é o auge de mais de dois anos de pesquisa para desenvolver uma experiência de navegação mais privada, disse a Mozilla. No entanto, a organização acelerou seu desenvolvimento após o escândalo dos dados da Cambridge Analytica ser revelado.

Facebook Container impede Facebook de rastrear usuário fora da rede social

Segundo as informações da Mozilla, o Facebook Container protegerá as atividades do Facebook dos usuários do Facebook a partir do rastreamento de dados, tornando mais difícil para o Facebook enviar anúncios direcionados e mensagens com base na atividade da Web externa dos membros.

No entanto, a extensão do Firefox não afetaria o tipo de acesso a dados e atividades analíticas associadas à controvérsia revelada pela Cambridge Analytica.

Jeff Griffiths, líder de produto do Firefox, disse:

“Recentemente, criamos o Facebook Container como resultado do que consideramos uma necessidade crescente e demanda de usuário por ferramentas para ajudar os usuários a controlar seus dados on-line. Queríamos ajudar nossos usuários a proteger melhor sua atividade de navegação.”

Como funciona o contêiner do Facebook

A extensão do navegador Firefox funciona isolando a identidade do usuário em um contêiner separado, explicou a Mozilla.

A Fundação Mozilla também salientou que não coleta dados de clientes que usam o Facebook Container: eles apenas rastreiam a frequência com que a extensão é instalada e removida.

A instalação da extensão resulta na remoção dos cookies do usuário no Facebook e no logout do Facebook.

Na próxima vez que o usuário abrir o Facebook, ele será carregado em uma guia de cor azul na qual o usuário poderá navegar no site como de costume. Se o usuário clicar em um link que não seja do Facebook, esse site será aberto fora do contêiner.

Clicar nos botões de compartilhamento do Facebook fará com que as guias do navegador sejam carregadas no contêiner. Nesses casos, o Facebook receberá informações sobre os sites cujos usuários compartilham conteúdo.

A Mozilla alertou que a extensão pode impedir que usuários façam login em outras contas com suas credenciais do Facebook.

Os comentários incorporados do Facebook ou curtidas também não funcionarão fora da guia do contêiner FB, para garantir que o Facebook não possa usar essas informações para rastrear os hábitos externos dos usuários.

Etapas agressivas

O complemento Facebook Container é uma das várias etapas que a Mozilla tomou para se distanciar do Facebook, após as divulgações que a Cambridge Analytica obteve acesso a dados de 50 milhões de usuários sem permissão durante a campanha presidencial de 2016.

Além dessa medida, na semana passada, a Mozilla interrompeu a publicidade no Facebook.

A nova extensão da Mozilla tem alguns elementos úteis que podem tornar mais fácil para os usuários evitar o rastreamento do Facebook, de acordo com a Electronic Frontier Foundation, que na semana passada aconselhou os usuários a desativar todos os aplicativos da plataforma, alterando suas configurações de privacidade.

No entanto, a utilidade do Facebook Container é limitada, disse a porta-voz Karen Gullo. Ele não substitui os bloqueadores de rastreamento dedicados, que são a melhor defesa contra os esforços de rastreamento e segmentação dos profissionais de marketing.

A história se repete…

Sobre a extensão, Charles King, principal analista da Pund-IT, afirmou:

“A nova extensão de navegador para o Facebook da Mozilla oferece uma solução intrigante para um problema aparentemente insolúvel.”

Ele também afirmou que o modelo central de negócios do Facebook depende da venda de dados de usuários para anunciantes e outras partes interessadas.

Nesse ponto, a extensão do navegador Mozilla é análoga a um dos recursos originais do Mozilla Firefox, relembrou King. O navegador omitiu o suporte ao Active X, que era a tecnologia usada pela Microsoft para dar suporte aos anúncios pop-up iniciais.

Na época, esse recurso, juntamente com o rápido desempenho e a personalização do Firefox, fez com que ele se tornasse um dos navegadores favoritos entre os usuários.

Vivaldi também fez sua parte

Vivaldi, um personagem relativamente recente na guerra dos navegadores, lançou na semana passada uma nova versão em colaboração com a DuckDuckGo, tornando este o mecanismo de busca padrão no modo de janelas privadas.

A abordagem do Vivaldi é muito diferente da usada pela Mozilla, mas os objetivos são semelhantes, disse o CEO da Vivaldi, Jon von Tetzchner.

E complementou:

“É importante e digno de nota que as empresas de navegadores estão avançando em suas maneiras exclusivas de fornecer privacidade e, além disso, educar os usuários sobre as ameaças de erosão da privacidade através do rastreamento e coleta de dados”

Conheça melhor o Facebook Container e instale

Para saber mais sobre a extensão Facebook Container e instalar no seu nevegador Firefox, acesse esse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile