Boa! Já é possível executar o Linux no PlayStation 4

Boa noticia para os usuários que possuem o console de jogos da Sony e gostam do sistema do pinguim: já é possível executar o Linux no PlayStation 4. Confira os detalhes dessa novidade.


Se você já sonhou em executar um sistema operacional baseado em Linux em seu PlayStation 4, parece que agora isso finalmente será possível, graças ao trabalho duro de alguns desenvolvedores altamente qualificados.
Boa! Já é possível executar o Linux no PlayStation 4

O desenvolvedor Valentin Breiz atualizou recentemente o seu PS4 Linux Loader, uma ferramenta de carga simples projetada com um único objetivo em mente: executar o Linux no PlayStation 4 da Sony, especificamente, para suportar alguns modelos do PlayStation 4 que estão executando o firmware 4.05 ou 4.55.

Isso é possível graças ao PS4 4.05 Kernel Exploit, uma implementação do exploit de kernel para firmware 4.05 do PlayStation, que agora também foi atualizado para o firmware 4.55.

No entanto, por enquanto, parece que a execução do Linux no PlayStation 4 só funciona com alguns modelos de PS4 com um sistema de arquivos FAT.

Os modelos do PlayStation 4 compatíveis são CUH-1102A, CUH-1115A e CUH-1116A com um sistema de arquivos FAT e firmware 4.05 ou 4.55, mas o suporte para modelos CUH-1216, CUH-1216A, CUH-1216B e CUH-1208B também já está sendo desenvolvido.

Como executar o Linux no PlayStation 4

Se você tiver um dos modelos PlayStation 4 “FAT” mencionados acima, que estejam executando o firmware 4.55 ou 4.05, você pode tentar executar uma distribuição Linux baixando os arquivos bzImage e initramfs.cpio.gz a partir desse link e colocá-los em um pendrive formatado como FAT32.

Coloque o pendrive USB contendo os arquivos bzImage e initramfs.cpio.gz em qualquer uma das portas USB do PlayStation 4 e, em seguida, aponte o navegador web para http://darbness.com/ps4, para enviar a carga usando o netcat, ou use a Ferramenta PS4 Payload Sender do desenvolvedor Valentin Breiz.

Mais detalhes podem ser encontrados no GitHub, onde o desenvolvedor observa o fato de que ele está atualmente trabalhando para transportar o transmissor MN864729 no Linux, para adicionar suporte de saída de vídeo para modelos PlayStation 4 mais recentes.

Não tenho como confirmar que você terá uma experiência Linux completa no PlayStation 4, mas você pode tentar se quiser. E tenha em mente que, por enquanto, não parece que você poderá “instalar” uma distribuição do Linux no seu PlayStation 4, apenas executar.

Se o procedimento realmente funcionou para você, deixe a sua experiência nos comentários.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile