Escuelas Linux 6.1 lançado para comemorar seu 20º aniversário

Alejandro Díaz anunciou que sua distribuição completou 20 anos, e para comemorar, lançou o Escuelas Linux 6.1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


Escuelas Linux é uma distribuição educacional, projetada para a implementação do software livre na educação básica.
Escuelas Linux 6.1 lançado para comemorar seu 20º aniversário

Essa distribuição é baseada no Bodhi Linux, com um monte de programas educacionais e que podem ser instalados praticamente em qualquer computador, seja em 32 ou 64 bits.

Novidades do Escuelas Linux 6.1

Alejandro Díaz da Escuelas Linux afirmou que o seu projeto atingiu um marco importante este ano, o 20º aniversário, então, a melhor maneira de celebrar este momento é com uma nova versão.

Continuando o legado do Edubuntu de entregar sistemas operacionais baseados em Linux e projetos de software Open Source para escolas e outras instituições de ensino em todo o mundo, o Escuelas Linux 6 foi lançado no início deste mês com grandes melhorias e novos recursos.

Os maiores destaques deste lançamento são a disponibilidade de imagens ISO dedicadas em inglês para usuários não espanhóis.

A versão anterior do Escuelas Linux tinha apenas com um conjunto de imagens ISO live para usuários de língua espanhola, o que deixou os usuários ingleses com um complicado processo de instalação em três etapas onde eles tinham que configurar a distro para ficar com a base em inglês, instalar a versão em espanhol e em seguida, instalar um pacote em inglês, para finalmente, usar o Escuelas Linux em inglês.

Mas isso agora é coisa do passado, disse Alejandro Díaz.

Destaques do lançamento do Escuelas Linux 6 incluem novo assistente de instalação, suporte para executar o sistema operacional no modo live diretamente de uma unidade flash USB, se você quer apenas experimentá-lo sem instalá-lo, bem como um novo assistente simplificado para destacar as vantagens e a beleza de usar o desktop Moksha baseado no Enlightenment.

Como de costume, o Escuelas Linux vem com aplicativos atualizados e componentes principais baseados no mais recente lançamento do Bodhi Linux, que por sua vez é baseado no mais recente lançamento do Ubuntu LTS (Long Term Supported).

Escuelas Linux 6 inclui os utilitários de escritório LibreOffice 6.1.1, OnlyOffice 5.1 e Softmaker FreeOffice 2018, e os navegadores Mozilla Firefox 62, Google Chrome 68, Chromium 68 e Vivaldi 1.15.

Ele também vem com o editor de imagens GIMP 2.10.6, programa de pintura digital Krita 4.1, ambiente de desenvolvimento de software visual LiveCode 9.0.1, editor de vídeo Kdenlive 17.12, reprodutor de mídia VLC 3.0.3, bem como vários outros aplicativos de uso geral, muitas ferramentas internas de construção e uma robusta seleção de aplicativos educacionais, como Gcompris, Geogebra, wxMaxima, PSPP e todos os aplicativos do KDE-Edu.

Escuelas Linux 6.1 “DNA Release” é agora a versão mais recente do sistema operacional baseado em Linux projetado para fins educacionais, que introduz uma área de transferência mais robusta, a ferramenta Etcher para gravar imagens ISO em pendrives, e o kernel Linux 4.18.8.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Escuelas Linux 6.1

Você pode fazer o download do Escuelas Linux 6.1 acessando a página de download da distribuição, onde estão disponíveis imagens para computadores antigos de 32 bits ou mais recentes, baseados em UEFI de 64 bits nas versões em inglês ou espanhol.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile