Se você acha que um bom instalador é aquele que já te deixa configurar tudo, a boa notícia é que o Calamares 3.2 permitirá escolher o visual do KDE Plasma Desktop. Confira os detalhes dessa novidade.
- Conheça e experimente a distribuição leve SparkyLinux
- Como instalar o gerenciador de arquivos Dolphin no Linux via Flatpak
- Fedora Linux eleva o KDE ao status de edição
- Como instalar o navegador Falkon no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Falkon no Linux (antigo QupZilla)
O Calamares é um instalador de sistema independente de distribuição que possui particionamento avançado com suporte de criptografia de disco completo.
Calamares é a principal plataforma de instalação para distribuições Linux. Ele é utilizado em distros Linux bastante populares como KaOS, KDE Neon, OpenMandriva, Netrunner, Sabayon, Siduction, Tanglu, Bluestar Linux, Chakra GNU/Linux, GeckoLinux, e outros.
O trabalho na versão 3.2 do Calamares continua em um ritmo acelerado com a primeira versão de desenvolvimento, que já entrega uma primeira visualização nos novos recursos e melhorias.
O Calamares 3.2 será a próxima grande atualização desse framework de instalação universal, prometendo uma infinidade de novos recursos atraentes e aprimoramentos para desenvolvedores de sistemas operacionais, que desejam implementá-lo como instalador gráfico padrão em seus próximos lançamentos, como por exemplo, o Lubuntu Next 18.04 (Bionic Beaver).
Calamares 3.2 permitirá escolher o visual do KDE Plasma Desktop
Um desses novos recursos é um módulo para o ambiente KDE Plasma, que permitirá que o usuário possa escolher o visual do KDE Plasma Desktop, ainda no instalador. No entanto, o módulo só será habilitado se o KDE Plasma e os Frameworks do KDE estiverem presentes no tempo de construção no sistema de destino.
Sobre o recurso, a equipe Calamares comentou o seguinte:
“Este módulo é habilitado somente quando as estruturas do pacote KDE Plasma e KDE estão disponíveis em tempo de compilação e requer suporte em tempo de execução através da ferramenta de aparência de plasma.”
Portanto, o módulo será desativado por padrão, se esses arquivos de desenvolvimento do KDE Plasma não estiverem presentes.
O lançamento final do Calamares 3.2 deverá acontecer em março de 2018 com muitos outros recursos interessantes, incluindo a capacidade de receber uma notificação por telefone quando uma instalação terminar, suporte para inicialização OpenRC de sistemas de arquivos criptografados, melhor detecção de layouts de teclado e URLs específicas de máquina para o gerenciador de atualização.
Haverá também um relatório de erros dos módulos Python melhorado, melhorias de documentação, novas traduções linguísticas, bem como alguns polimentos e vários locais para uma melhor experiência de instalação.
Conheça melhor o Calamares 3.2
Aqueles que querem começar a trabalahr com o Calamares 3.2 podem baixar e testar o último release candidate, acessando esse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como trocar o fundo de uma imagem com o Gimp
- Celular com vírus? Conheça algumas opções e veja como remover
- Lançado VLC 3.0.1 com melhorias no suporte ao Chromecast
- Lançado o VirtualBox 5.2.8 com suporte para o Kernel 4.15
- Purism criou os laptops Linux mais seguros do mercado
- Calamares 3.2 permitirá escolher o visual do KDE Plasma Desktop