E foi lançado o Endless OS 3.8 com experiência otimizada para dispositivos móveis e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Endless OS é um sistema operacional baseado em Linux que oferece uma experiência de usuário minimalista e simplificada, usando um ambiente de desktop GNOME 3 personalizado. Ele vem pré instalado nos computadores Endless (modelos Mini e One).
Essa distribuição é um sistema Linux fácil de usar, onde é possível encontrar rapidamente aplicativos ao seu gosto. Os aplicativos são distribuídos como pacotes separados no formato Flatpak.
A distribuição não usa gerenciadores de pacotes tradicionais.
Em vez disso, é oferecido um sistema básico minimamente atualizável que funciona no modo somente leitura e é formado usando as ferramentas OSTree (a imagem do sistema é atualizada atomicamente a partir de um armazenamento semelhante ao Git) .
Agora, uma nova versão do sistema foi lançada (Endless OS 3.8.1) e vem com uma experiência Linux otimizada para dispositivos móveis.
Novidades do Endless OS 3.8.1
O instalador é o primeiro elemento que você precisa antes de instalar e usar o Endless OS.
Além disso, o Endless OS é uma daquelas distribuições Linux que oferecem um aplicativo instalador para criar um Live USB inicializável do Endless OS no Windows.
O Endless OS 3.8.1 atualiza o instalador para sua nova versão, que facilita o processo de inicialização dupla e melhora a experiência do usuário.
Posteriormente, o instalador atualizado agora suporta armazenamento persistente. Isso significa que, se o seu stick USB Live contiver dados ou aplicativos instalados, ele permanecerá disponível nas botas subseqüentes através do stick USB Live.
Mesmo se você usar o mesmo stick para instalar o Endless OS no seu computador, ele iniciará uma nova instalação sem transferir ou tocar em seus dados e aplicativos.
Chegando à solução alternativa de inicialização dupla, se você deseja criar uma máquina virtual do Endless OS, a v3.8.1 agora fornece o VMWare Guest Tools.
A ferramenta contém um conjunto de utilitários que visam aprimorar e otimizar o desempenho de um sistema operacional Endless convidado em uma máquina virtual.
O Endless OS 3.8.1 também atualiza e adiciona aprimoramentos ao seu conjunto principal de aplicativos, como o Chromium 81.0.4044.138 atualizado, que traz novas correções de segurança ao navegador da web interno do Endless.
Além disso, se você usar o aplicativo de controle parental introduzido no OS v3.8.0 anterior, poderá ter problemas de tradução de idiomas durante a configuração inicial.
Portanto, o Endless OS v3.8.1 mais recente agora exibe texto no idioma selecionado do sistema, em vez do inglês padrão.
Além disso, o App Center também instala traduções de idiomas ausentes para os aplicativos se você alterar o idioma do sistema.
Aqui está a lista de outros aprimoramentos importantes no Endless OS 3.8.1:
- Pesquisa na área de trabalho padrão no aplicativo educacional Kolibri;
- Restaurar a seleção do layout do teclado nas caixas de diálogo de senha;
- Avatares de usuários personalizados;
- Correções de bugs.
Por fim, a versão 3.8.1 também corrige vários erros e falhas, como:
- Mensagem de erro ao importar imagens do Endless OS OVF;
- Pequenas correções no instalador do Windows;
- Atualizações ocultas de aplicativos no App Center.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Endless OS 3.8.1
Normalmente, a imagem ISO do Endless OS 3.8.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Infelizmente, a imagem ISO do mais recente Endless OS 3.8.1 ainda não está disponível.
Portanto, se você deseja uma nova instalação usando uma imagem ISO, terá que esperar pelos próximos dias. Até lá, você pode marcar a página oficial de download aqui para verificar a disponibilidade posteriormente.
Se você é um usuário existente do Endless OS e deseja experimentar a versão mais recente, pode atualizar seu sistema para uma versão beta. Para fazer isso, execute o seguinte comando:
eos-updater-ctl update
reboot
pkexec eos-stage-ostree demo
Depois que a versão estável for lançada, você também poderá alternar para a ramificação estável mais tarde executando um único comando:
pkexec eos-stage-ostree prod
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux