Recentemente, o projeto EndeavourOS anunciou que lançaria uma versão para ARM, e agora, foi lançado o EndeavourOS ARM. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
A descontinuação da Antergos baseada em Arch no ano passado levou à chegada de seu novo sucessor, EndeavourOS. Esse sistema foi iniciado pelo ex-moderador da Antergos Bryan Poerwoatmodjo, que agora é Líder de Projeto e Gerente de Comunidade do Endeavor OS.
Desde o primeiro lançamento estável do EndeavourOS em 15 de julho de 2019, ele continuou progredindo para entregar a distro baseada em Arch Linux mais fácil e amigável com um instalador gráfico offline e online.
Em seguida, para ampliar ainda mais a área de cobertura do EndeavorOS, Bryan Poerwoatmodjo anunciou recentemente um novo projeto para oferecer o EndeavourOS também para computadores ARM.
E agora, essa espera acabou e finalmente foi lançado o EndeavourOS ARM foi oficialmente para dispositivos movidos por um processador ARM, baseado no Arch Linux ARM.
Novidades do EndeavourOS ARM
Basicamente, EndeavourOS ARM é um porte do Arch Linux ARM, mas traz todos os benefícios da distribuição EndeavourOS, que é o sucessor do Antergos Linux (antigo Cinnarch), tornando a vida um pouco mais fácil para quem deseja usar o Arch Linux.
Para a instalação, ele usa um script de instalação semelhante ao do Arch Linux ARM, suportando quase os mesmos ambientes de desktop, incluindo GNOME, KDE Plasma, Xfce, MATE, LXQt, Cinnamon, Budgie, bem como o gerenciador de janelas i3.
O processo de instalação consiste em duas etapas, com um script automatizado para dispositivos testados.
“O primeiro instala o Arch Linux ARM base e o segundo executa um script que o orienta durante o processo de instalação para instalar o EndeavourOS como uma máquina desktop ou como um servidor headless.”, explica o desenvolvedor.
Em teoria, ele suporta os mesmos dispositivos do Arch Linux ARM, veja aqui uma lista completa.
No entanto, a equipe do EndeavourOS atualmente é pequena, sendo um projeto novo e tudo mais, então eles não puderam testar o EndeavourOS ARM em todos aqueles dispositivos, relatando melhores resultados apenas com os mais poderosos deles, como Odroid N2, Odroid N2+, Odroid XU4 e Raspberry Pi 4 Model B.
Claro, o EndeavourOS também será executado em outros dispositivos ARM populares, incluindo os da família Raspberry Pi e o laptop PINE64’s PineBook Pro.
Além disso, ele pode ser usado para criar um servidor headless ou um computador NAS (armazenamento conectado à rede) baseado em ARM.
Mas, como acontece com todos os novos projetos, sua ajuda é necessária. Se você tiver um dos dispositivos ARM suportados pelo Arch Linux ARM, você está convidado a baixar o EndeavourOS ARM do site oficial e dar uma olhada para ver o que funciona e o que não funciona.
A equipe de desenvolvimento recomenda um dispositivo que seja alimentado por pelo menos uma CPU Quad-Core a 1,5 GHz, 2 GB RA, duas portas USB 3.0 e uma porta Gigabit LAN, caso contrário, você notará uma perda significativa de desempenho.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EndeavourOS ARM
A imagem ISO do EndeavourOS ARM já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux