Empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone faliu no início deste ano

Bq, a empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone faliu no início deste ano. Confira os detalhes dessa triste notícia para os fãs do sistema.

A empresa espanhola de hardware Bq (também conhecida como Bq Readers) teve um sucesso moderado na venda de uma variedade de telefones e tablets Android na Europa.

Mas ela ganhou mais atenção quando reaproveitou vários de seus aparelhos em 2015 para rodar o Ubuntu Touch, mais tarde lançando um par de tablets ‘convergentes’ também.

Mas a empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone de varejo faliu no início deste ano.

Empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone faliu

Empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone faliu no início deste ano

Os primeiros telefones Bq Ubuntu tiveram uma recepção morna. A escassez artificial tornava os aparelhos difíceis de comprar, e o custo comparativamente alto das especificações de baixo custo amortecia o entusiasmo.

As vendas também foram (consideravelmente) mais baixas do que o esperado, o que (presume-se) alimentou a decisão da Bq de desistir e a decisão da Canonical de descartar o projeto Ubuntu Phone inteiramente em 2017.

Embora a marca Bq seja (era?) Espanhola, seu hardware foi fabricado na China.

O Bq recebeu o apoio de uma empresa de hardware vietnamita chamada Vingroup em 2019. Depois disso, a marca Bq foi descontinuada em favor dos dispositivos ‘Vsmart’ do Vingroup.

Infelizmente, no início deste ano, a subsidiária pediu concordata e a Vsmart não está mais fabricando telefones.

Embora esta notícia não seja muito recente (ou suporte relacionado ao Ubuntu, embora a Bq tenha feito uma impressora 3D com suporte ao Ubuntu), eu queria passar a notícia como um leitor (obrigado Josh!) Me avisou sobre isso.

O site oficial da Bq agora está inativo, mas você pode investigá-lo em seu apogeu por meio da Wayback Machine.

Você comprou um dos telefones ou tablets Bq Ubuntu? Você ainda usa? Deixe suaopnião ou experiência nos comentários.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile