Editores de vídeo para Linux: Instale e experimente o Cinelerra

Mais um dia, mais um editor de vídeo e o escolhido de hoje é o…. Cinelerra!

Cinelerra é um software livre de edição não-linear e composição de vídeo profissional para Linux. Ele é distribuído sobre a GNU General Public License, foi lançado em 1 de Agosto de 2002, é produzido pela Heroine Virtual e foi baseado numa parte de um produto anterior conhecido como Broadcast 2000, pertencente à mesma empresa.

Cinelerra inclui suporte a vídeo e áudio de alta fidelidade: ele processa áudio usando de precisão, e pode trabalhar com espaços de cor tanto em RGBA como YUVA, usando ponto flutuante e representações de unidades em 16-bit, respectivamente. Ele é independente de resolução e frame rate, ou seja, suporta vídeo em qualquer velocidade e tamanho. O editor também inclui um mecanismo de composição de vídeo, possibilitando ao usuário executar operações de composição comuns como keying e mattes.

Instalando a versão mais recente do Cinelerra no Ubuntu

Para instalar o Cinelerra no Ubuntu por padrão,  faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do aplicativo com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:cinelerra-ppa/ppa

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Para instalar o programa, use este comando:

sudo apt-get install cinelerra-cv

Quando terminar, você já poderá começar a usá-lo, para isso, clique no Dash e digite: Cinelerra.

Instalando o Cinelerra em outras distribuições

Quem estiver usando outra distribuição, pode dar uma olhada no site do desenvolvedor do aplicativo acessando esse link. Lá tem as instruções, e se for o caso, o pacote para instalar ele em outras distribuições Linux. Apesar de estar em inglês, as instruções são bem simples. Se quiser, você pode tentar uma versão traduzida pelo Google Translator clicando aqui. Caso existam comandos a serem executados nas instruções, lembre-se que eles não devem ser traduzidos.


Conheça outros editores de vídeo para Linux:


Compartilhe

Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.


Quer mais informações e dicas? Conheça também essas séries:

Deixe um comentário

Sair da versão mobile