Editor de texto: mEdit 1.2.0 disponível para Ubuntu e derivados

Se você procura um editor de texto com suporte a diferentes linguagens de programação, experimente instalar o mEdit no Ubuntu.

Nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux são numerosas as opções de editores de texto que normalmente também incluem suporte para as linguagens de programação mais populares, como o Gedit, Kate, etc. Outro grande editor de texto disponível para Linux, é o mEdit, um software open source escrito em Python e GTK que possui uma simples e funcional interface gráfica.

Entre as principais características do mEdit está a capacidade de configurar o destaque de sintaxe e a presença de um console Python embutido, também é possível personalizar as ferramentas que podem ser chamadas a partir do menu principal ou contextual (como scripts, etc), ou transações com MooScript (uma simples linguagem de script construído em um editor de texto).

mEdit também tem ferramentas para pesquisa e substituição com suporte ao uso de expressões regulares, grep, etc. O programa também permite mudar a interface para adicionar novas funcionalidades ao editor de textos, graças ao suporte a plugins open source de terceiros, que podem ser escritos em C e Python.

Com a nova versão 1.2.0 do mEdit foram revisados e melhorado o realce da sintaxe e corrigidos alguns bugs encontrados nas versões anteriores, como é possível ver a partir do changelog disponível nesta página.

Conheça melhor o mEdit

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar o mEdit no Ubuntu e seus derivados

Medit está disponível nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux e Microsoft Windows. Agora, para instalar o mEdit no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:ferramroberto/lffl

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install medit

Uma vez instalado, inicie o programa digitando no Dash:medit

Via lffl linux freedom

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Deixe um comentário

Sair da versão mobile