EasyOS 6 lançado como uma nova série LTS

Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 6 como uma nova série LTS. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O EasyOS é uma distribuição experimental do Linux que utiliza muitas das tecnologias e formatos de pacote pioneiros no Puppy Linux.

A distribuição apresenta a tecnologia de contêiner personalizada chamada Easy Containers, que pode executar aplicativos ou todo o ambiente de desktop em um contêiner.

Pacotes, configurações da área de trabalho, rede e compartilhamento de recursos pela rede podem ser controlados por meio de utilitários gráficos.

Agora, Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 6.

Novidades do EasyOS 6

EasyOS 6 lançado como uma nova série LTS

Os pacotes no EasyOS 6.0 foram compilados em OpenEmbedded (OE) Scarthgap-release, com a camada ‘meta-quirky’ do desenvolvedor. O lançamento ‘Scarthgap’ do OE/Yocto é uma nova série LTS, com suporte até abril de 2028.

A camada ‘meta-quirky’ (meta-peculiar) do desenvolvedor adiciona aproximadamente 240 receitas de compilação de pacotes, não no projeto oficial OE/Yocto, bem como muitos patches para as receitas de compilação oficiais.

EasyOS 6.0 continua a prática de incluir um grande número de pacotes integrados, incluindo Celluloid, Chromium, Dia, Flowblade, Geany, Gimp, Gparted, Grisbi, Inkscape, LibreOffice, NoteCase, Osmo, Planner, SolveSpace, Symphytum, também como uma miríade de aplicativos e utilitários menores.

Uma lista completa de pacotes integrados está aqui.

Como esta é uma nova série, os pacotes básicos são todos versões recentes. Isso inclui gcc 13.2.0, glibc 2.39, llvm/clang 18.1.5, mesa 24.0.3 e python 3.12.3. O kernel do Linux é 6.6.32, sendo 6.6 LTS.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EasyOS 6

Aqueles que já executam o EasyOS só precisam clicar no ícone “Update” (atualizar) na área de trabalho, para atualizar para 6.

A imagem ISO do EasyOS 6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Se tudo o que você conhece são ISOs e não sabe como gravar um arquivo de imagem de unidade em uma unidade flash USB, leia isto:

https://easyos.org/install/how-to-write-easyos-to-a-flash-drive.html

Ou

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile