E foi lançado o DXVK 2.1 com suporte a HDR e melhorias para jogos, e muito mais. Confira os detalhes dessa atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, Philip Rebohle lançou o DXVK 2.1, um lançamento importante que introduz mudanças e melhorias importantes.
Novidades do DXVK 2.1
O DXVK 2.1 acaba de ser lançado como esta camada de tradução Direct3D 9/10/11 para Vulkan API que é mais notavelmente usada pelo Steam Play (Proton) da Valve para ajudar a executar jogos do Windows com grande velocidade no Linux.
O DXVK 2.1 é o primeiro novo lançamento marcado para o projeto de código aberto desde novembro e, portanto, há muito por vir.
O novo recurso mais notável é o DXVK 2.1 com suporte inicial para High Dynamic Range (HDR) quando ativado por meio da variável de ambiente “DXVK_HDR” ou do arquivo de configuração.
Em conjunto com VKD3D-Proton 2.8+, isso permite usar o espaço de cores HDR10 para jogos compatíveis. No entanto, atualmente também depende do uso do compositor Gamescope da Valve com seu suporte HDR recém-adicionado.
Ainda há mais trabalho de desktop Linux a ser feito para suporte HDR tanto no espaço do usuário quanto na pilha inferior com os drivers gráficos do Linux.
Um bom progresso está sendo feito e, graças à Valve, se o uso do Gamescope estiver se tornando possível, enquanto esperançosamente mais tarde em o ano em que finalmente vemos o HDR se tornando mais prontamente disponível no desktop Linux.
O DXVK 2.1 também possui melhorias na compilação de sombreadores, a capacidade de ativar o sombreamento da taxa de amostragem para todos os sombreadores em jogos mais antigos, um back-end GLFW para versões nativas do Linux DXVK como uma alternativa ao back-end SDL2 e muitas outras correções e melhorias de jogos.
DXVK 2.1 traz correções/melhorias para jogos como Ashes of the Singularity, Battlefield: Bad Company 2, Gujian 3, Resident Evil 4 HD, Saints Row: The Third, Sonic Frontiers, Supreme Commander: Forged Alliance e outros jogos.
Há também várias correções gerais do Vulkan, lógica de envio de comando D3D11 aprimorada para ajudar a fornecer um desempenho geral mais consistente e outras alterações.
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição Linux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 2.1 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.
Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.