E foi lançado o DXVK 1.10.2 com muitas correções de jogos, otimizações de desempenho, e muito mais. Confira os detalhes dessa atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, o DXVK 1.10.2 foi lançado como a versão mais recente desta implementação do Direct3D 9/10/11 no topo da API Vulkan que é usada principalmente com o Proton for Steam Play para desfrutar de jogos do Windows no Linux.
Novidades do DXVK 1.10.2
O DXVK 1.10.2 vem mais de três meses e meio após o DXVK 1.10.1 e corrige bugs e falhas em muitos videogames, incluindo Beyond Good and Evil, Dead Space, Myst V, Day Z, Dirt Rally, Godfather, Limbo, Return of Reckoning, Scrapland Remastered e Planetary Annihilation: TITANS.
O DXVK 1.10.2 é a última versão planejada antes de aumentar os requisitos da API Vulkan para o DXVK, como a obrigatoriedade de suporte de renderização dinâmica e outros novos recursos.
O DXVK 1.10.2 possui uma variedade de correções gerais de bugs, bem como várias correções específicas de jogos para títulos como Day Z, DiRT Rally, Myst V, Star Wars: The Force Unleshed II, Sonic Adventure 2 e vários outros jogos.
Além dessas correções de jogo, a versão DXVK 1.10.2 otimiza o desempenho da compactação na memória para o código de sombreador SPIR-V, implementa mapas de cubo não contínuos para D3D9 usando a VK_EXT_non_seamless_cube_mapextensão Vulkan, otimiza as limpezas de UAV no D3D11 para permitir drivers para usar compressão de imagem com mais frequência e melhora o suporte para GCC 12.1.
Vários bugs também foram resolvidos, incluindo um problema com as versões atuais do driver de desenvolvedor NVIDIA Vulkan que não usam seu cache de sombreador em disco com DXVK, um problema que faz com que o arquivo de cache de estado não seja gravado corretamente, um problema em que as barreiras erradas foram emitidos para renderização de UAV, um problema em que a d3d11.samplerAnisotropyopção seria aplicada ao tipo errado de amostradores, resolução de estêncil quebrado no D3D9, bem como problemas que ocorreram ao usar caches de estado criados em um driver com um conjunto de recursos diferente.
Dito isso, estes são os outros destaques do DXVK 1.10.2:
- Implementados mapas de cubo não contínuos para D3D9 usando a extensão VK_EXT_non_seamless_cube_map se suportado pelo driver
- Corrigido um problema com as versões atuais do driver de desenvolvedor Nvidia Vulkan não usando seu cache de sombreador em disco com DXVK
- Corrigido um problema que faria com que o arquivo de cache de estado não fosse gravado corretamente
- Corrigido um problema em que barreiras incorretas seriam emitidas para renderização de UAV (#2696)
- Corrigido um problema em que a opção d3d11.samplerAnisotropy se aplicava ao tipo errado de amostradores
- Correção de possíveis problemas ao usar caches de estado que foram criados em um driver com um conjunto de recursos diferente
- Corrigido estêncil quebrado resolve em D3D9
- Corrigidos problemas de compilação no GCC 12.1
- O UAV otimizado limpa no D3D11 para permitir que os drivers usem a compactação de imagem com mais frequência
- Desempenho otimizado de compactação na memória para código de sombreador SPIR-V
- Beyond Good and Evil: Contorne os eixos de luz ausentes (#2680)
- Day Z: opção d3d11.cachedDynamicResources ativada para solucionar problemas de desempenho (PR #2709)
- Dead Space: Renderização de sombra corrigida e bloqueio de 60 FPS adicionado para contornar bugs do jogo (#2704)
- Dirt Rally: Corrigido possível travamento da GPU devido a bugs do jogo em um shader
- Godfather: Corrigido travamento em sistemas que não suportam 16x MSAA (#2590)
- Limbo: Habilite o limite de 60 FPS para contornar os bugs do jogo (PR #2566)
- Majesty 2: resolva bugs do jogo que causam problemas em GPUs e sistemas integrados com mais de 2 GB de VRAM (#1542, #PR 2612)
- Myst V: resolva um problema quando a palavra “Radeon” não faz parte do nome do dispositivo em GPUs AMD (#2661)
- Onechanbara Z2: Chaos: Corrigidos efeitos de partículas e elementos da interface do usuário não sendo exibidos corretamente (#2701)
- Planetary Annihilation: TITANS: Corrigido o travamento ao criar uma cadeia de troca em uma janela NULL (PR #2665), bem como um travamento devido à criação de muitos threads de trabalho internos (#2670).
- Plants vs. Zombies Garden Warfare 2: Contorne a falha quando o jogo detecta uma GPU AMD (PR #2700)
- Return of Reckoning: resolva os problemas do lançador (#2568, PR #2579)
- Scrapland Remastered: resolva problemas de tela preta (#2398, PR #2574)
- Small Radios Big Televisions: resolva o problema da tela preta (PR # 2646)
- Sonic Adventure 2: Corrigidos efeitos de partículas ausentes (#2672, PR #2677)
- SpellForce Platinum Edition: Corrigido travamento (#2710, PR #2711)
- Supreme Commander: Corrigidos efeitos de partículas ausentes (#2638, PR #2682, PR #2684)
- Star Wars: The Force Unleashed II: Corrigidos alguns efeitos de partículas que não reencenavam corretamente (PR #2584)
- Star Wars: The Old Republic: Corrigidos problemas de renderização (#2676, PR #2681)
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição GLinux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 1.10.2 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.
Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.