E foi lançado o DXVK 1.10.1 com suporte inicial para recursos compartilhados, e muito mais. Confira os detalhes dessa atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, Philip Rebohle lançou o DXVK 1.10.1, uma atualização de manutenção que traz mais correções para seus jogos favoritos e outras melhorias.
Novidades do DXVK 1.10.1
O DXVK 1.10.1 é o primeiro lançamento pontual da série estável DXVK 1.10 e está aqui para implementar o suporte inicial para recursos compartilhados na tentativa de corrigir a reprodução de vídeo de vários jogos da Koei Tecmo, incluindo a série Atelier e Nioh 2, bem como o IU baseada em D3D11 na versão Windows do Black Mesa.
No entanto, “inicial” significa que esse recurso é considerado experimental, pois não foi completamente testado em todos os drivers gráficos.
De acordo com as notas de lançamento, apenas o compartilhamento básico de textura 2D entre as implementações D3D9 e D3D11 é suportado ao usar DXVK para ambas as APIs.
Como em todos os novos lançamentos do DXVK, a versão 1.10.1 traz mais correções para seus jogos favoritos.
Por exemplo, ele corrige o ritmo de quadros extremamente inconsistente no jogo God of War para GPUs AMD, bem como grande cintilação de algumas luzes, corrige problemas de renderização da interface do usuário em GTA: San Andreas e Rayman Origins e habilita o d3d11.cachedDynamicResources = uma opção nos jogos Assassin’s Creed 3, Assassin’s Creed IV: Black Flag e Frostpunk como solução para alguns problemas de desempenho.
Além disso, o DXVK 1.10.1 corrige alguns problemas de upload de texturas no D3D9, corrige a geração de código de sombreador no Shader Model 4.0 quando o switch-case fallthrough é usado, melhora o desempenho em alguns jogos D3D11 com os drivers gráficos NVIDIA corrigindo a geração de código de sombreador ao usar matrizes locais e adiciona a variável de ambiente DXVK_ENABLE_NVAPI para ignorar a substituição de ID do fornecedor para melhor integração no Lutris ou no script de inicialização do Proton.
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição GLinux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 1.10.1 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.
Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.