Cliente Dropbox no Linux só funcionará com sistema de arquivos Ext4

Alerta! Daqui a poucos meses, o Dropbox no Linux só funcionará com sistema de arquivos Ext4. Confira os detalhes dessa mudança e prepare-se.


Dropbox é um serviço de armazenamento e que permite aos usuários guardar e sincronizar arquivos on-line e entre computadores.
Cliente Dropbox no Linux só funcionará com sistema de arquivos Ext4

O serviço disponibiliza um cliente multi-plataforma (Windows, Mac, Linux e até mesmo Android) que permite aos usuários soltar qualquer arquivo em uma pasta Dropbox, que é então sincronizado com a web e outros computadores dos usuários.

Dropbox no Linux só funcionará com sistema de arquivos Ext4

Os usuários do Dropbox no Linux devem se preparar para uma mudança drástica no cliente de desktop desse serviço: a partir de novembro, ele só funcionará com o sistema de arquivos Ext4.

A mudança foi anunciada por um usuário Dropbox que recebeu um alerta na aplicação. Em seguida, ele consultou o fórum oficial.

Como resultado, mais usuários de juntaram ao questionamento que ele criou, todos afirmando ter recebido o mesmo aviso. Depois disso, um moderador anunciou a má notícia:

“Em 7 de novembro de 2018, removeremos o suporte à sincronização do Dropbox em discos com determinados sistemas de arquivos incomuns. Os sistemas de arquivos suportados são NTFS para Windows, HFS+ ou APFS para Mac e Ext4 para Linux.”

De acordo com nota, o motivo para tal decisão está na necessidade de “um sistema de arquivos suportado, pois o Dropbox depende de atributos estendidos (X-attrs) para identificar os arquivos na pasta e mantê-los em sincronia.”

Ou seja, eles precisam de funcionalidades que outros sistemas de arquivos não possuem, presumivelmente, devido a algumas mudanças que serão introduzidas posteriormente. Porque agora o Dropbox funciona em outros sistemas de arquivos.

Para discutir se a desculpa é verdadeira ou não, foi montado um bom debate no Reddit.

Mas não parece haver muito a ser feito, já que os requisitos do Dropbox foram atualizados com as informações indicadas.

No entanto, alguns usuários estão reclamando que receberam o aviso, e no entanto, ele nunca usaram qualquer outra coisa além de ext4.

Sobre isso o moderador disse o seguinte:

“Se você recebeu uma notificação, mas você está executando um dos sistemas de arquivos suportados, você pode ter tido recentemente um computador vinculado executando um sistema de arquivos não-compatível, mas que foi atualizado ou não é mais usado.”

Porque enquanto o ext4 ainda é o padrão de fato no Linux e, em geral, o mais recomendado para o usuário de PC.

Uma possível alternativa…

O que fazer, no caso de usar o Dropbox em sistemas com btrfs, xfs, etc?

Existem duas opções (alguns mencionam que você pode enganar o cliente do Dropbox, mas não parece sensato arriscar um bug e perder dados): alterar o sistema de arquivos ou substituir o Dropbox com uma solução semelhante como Mega ou Google Drive com InSync.

Veja também

Como instalar o cliente Dropbox no Linux manualmente

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile