Driver NVIDIA 545.29.02 lançado com melhorias no Wayland, e mais

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 545.29.02 com correções Wayland e Vulkan, e mais. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 545.29.02 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.

Novidades do Driver NVIDIA 545.29.02

Driver NVIDIA 545.29.02 lançado com melhorias no Wayland, e mais

Após várias semanas de testes beta, a NVIDIA lançou hoje o driver gráfico NVIDIA 545.29.02 para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris como o mais recente ramo “production new feature”, trazendo vários novos recursos e algumas melhorias, especialmente para o ambiente aberto. módulos de origem do kernel Linux.

NVIDIA 545.29.02 está aqui com suporte de qualidade beta para GPUs NVIDIA GeForce e NVIDIA Workstation para módulos de kernel Linux de código aberto que a NVIDIA oferece junto com a variante proprietária de seu driver gráfico.

Como 2024 parece se tornar o “ano do desktop Wayland(™)”, é óbvio que o novo lançamento do driver gráfico NVIDIA também melhora o suporte para sistemas Wayland.

Por exemplo, melhora o suporte para os recursos “Night Light” e “Night Color” disponíveis nos ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma ao usar a sessão Wayland.

Além disso, a NVIDIA 545.29.02 introduz suporte para monitores de realidade virtual, como o SteamVR da Valve, em compositores Wayland que suportam leasing de DRM. A NVIDIA observa o fato de que este suporte depende do Xwayland 22.1.0 e dos protocolos wayland 1.22 ou posterior.

Falando em Xwayland, esta versão também adiciona suporte ao driver NVIDIA VDPAU no Xwayland. Além disso, o recurso VRR (Variable Refresh Rate) agora funciona corretamente nos sistemas Wayland.

Alguns novos recursos experimentais estão presentes nesta versão do driver gráfico NVIDIA, como suporte para gerenciamento de energia runtime D3 (RTD3) em GPUs de desktop, suporte HDMI 10 bits por componente, bem como suporte para consoles framebuffer fornecidos pela nvidia-drm.

Segundo as as notas de lançamento:

“Em kernels que implementam drm_fbdev_generic_setup e drm_aperture_remove_conflicting_pci_framebuffers, nvidia-drm instalará um console framebuffer quando carregado com os parâmetros do módulo modeset=1 e fbdev=1 do kernel. Isso substituirá o console de inicialização do Linux controlado por um driver de framebuffer do sistema, como efifb ou vesafb.”

O instalador da nvidia também foi atualizado para permitir que você instale o driver gráfico NVIDIA enquanto um driver NVIDIA existente já está carregado, a biblioteca auxiliar libnvidia-gpucomp.so agora é fornecida no driver por padrão para compilação de shader de GPU e um alguns bugs foram corrigidos para melhorar o suporte para GPUs Ada e Turing.

Por fim, o Driver NVIDIA 545.29.02 adiciona suporte para a extensão EGL_ANDROID_native_fence_sync EGL, bem como os tipos de identificador externo Vulkan VK_EXTERNAL_SEMAPHORE_HANDLE_TYPE_SYNC_FD_BIT e VK_EXTERNAL_FENCE_HANDLE_TYPE_SYNC_FD_BIT quando o módulo de kernel nvidia-drm é carregado com o parâmetro modeset=1.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Mas se você tiver o driver gráfico NVIDIA instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, é altamente recomendável aguardar até que a nova versão chegue antes de atualizar suas instalações.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile