A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 535.54.03 com algumas correções, e mais. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.
NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 535.54.03 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.
Novidades do Driver NVIDIA 535.54.03
Sim. A NVIDIA lançou o driver gráfico NVIDIA 535.54.03 com várias melhorias, alguns novos recursos e muitas correções de bugs.
Depois de estar em teste beta nas últimas duas semanas, o NVIDIA 535.54.03 agora está disponível com suporte aprimorado a Wayland, introduzindo suporte para a versão 4 do protocolo linux-dmabuf Wayland.
O driver gráfico NVIDIA 535.54.03 também melhora o suporte para aplicativos Wayland em sistemas com uma GPU AMD integrada, corrigindo um bug que impedia o descarregamento de renderização PRIME de funcionar corretamente e corrige um bug que fazia com que modesets falhassem em algumas configurações Wayland.
Alguns novos recursos dignos de nota no NVIDIA 535.54.03 incluem suporte a Extended Dynamic Boost em laptops com tecnologia AMD com chipsets Renoir e Cezanne mais antigos, suporte a suspensão/retomada ao usar firmware GSP, bem como a capacidade de sincronizar uma placa de vídeo Quadro Sync II com diferentes Taxas de sinal de sincronização doméstica.
Além disso, o NVIDIA 535.54.03 traz suporte para as extensões Vulkan VK_EXT_memory_priority e VK_EXT_pageable_device_memory para GPUs Turing ou posteriores, adiciona suporte para acionar tempos de modo de relógio de pixel muito altos, como 8K a 60 Hz, e adiciona limites de energia e informações de uso à página do PowerMizer nas configurações da nvidia.
Para completar, o suporte para as extensões VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue, VK_KHR_video_decode_h264 e VK_KHR_video_decode_h265 Vulkan também foi adicionado nesta versão, que também adiciona um perfil de aplicativo para evitar problemas de desempenho na área de trabalho do Xfce 4 quando o back-end do compositor OpenGL é ativado junto com o G-SYNC.
Entre as várias melhorias incluídas no NVIDIA 535.54.03, há melhor desempenho para o videogame Minecraft Java Edition em GPUs da série NVIDIA RTX 3000, melhor suporte para consoles VGA legados ao usar os módulos de kernel GPU de código aberto da NVIDIA e melhor suporte para Flatpak aplicativos.
O nvidia-installer também foi aprimorado com a capacidade de armazenar arquivos de dados XDG em um caminho especificado pela opção --xdg-data-dir
ou em /usr/share
se o caminho não for especificado, gravação aprimorada do log do kernel saída em determinadas situações e suporte para o formato de compactação zstd para o pacote do instalador .run.
Segundo as notas de lançamento:
“Isso resulta em um pacote compactado menor e desempenho de descompactação mais rápido. Um descompactador zstd alternativo está embutido no pacote do instalador para sistemas que ainda não possuem um programa de descompactação zstd instalado.”
Por fim, vários outros bugs foram corrigidos e alguns vazamentos de memória foram corrigidos.
Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu