A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 530.41.03 com melhor suporte ao Xfce, e mais. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.
NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
Agora, a NVIDIA lançou o driver gráfico NVIDIA 530.41.03 para os sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris para apresentar novos recursos, bem como várias melhorias para melhorar sua experiência em jogos e gráficos 3D.
Novidades do Driver NVIDIA 530.41.03
Os destaques do NVIDIA 530.41.03 incluem compatibilidade para kernels Linux que vêm com suporte Indirect Branch Tracking (IBT), um recurso projetado para impedir que um invasor cause um desvio indireto nos processadores Intel para um local indesejado.
Ele também apresenta um perfil de aplicativo para evitar problemas de desempenho para usuários da série de ambiente de desktop Xfce 4 quando o back-end do compositor OpenGL é ativado junto com o G-SYNC, bem como suspender e retomar o suporte ao usar o firmware GSP.
Outra mudança interessante no driver gráfico NVIDIA 530.41.03 é a adoção do algoritmo de compactação Zstd (Zstandard) para o pacote do instalador em vez de XZ.
Isso tornaria o pacote do instalador menor em tamanho e a descompactação mais rápida, o que leva a um processo de instalação mais rápido.
Sobre isso, a NVIDIA explica que:
“Isso resulta em um pacote compactado menor e desempenho de descompactação mais rápido. Um descompactador zstd alternativo está embutido no pacote do instalador para sistemas que ainda não possuem um programa de descompactação zstd instalado.”
Além disso, o instalador NVIDIA foi aprimorado para não mais descarregar módulos de kernel não NVIDIA que já foram carregados e para não usar mais a variável de ambiente $XDG_DATA_DIRS para melhorar o suporte para aplicativos Flatpak.
A NVIDIA 530.41.03 também melhora o suporte para aplicativos Wayland em execução usando o recurso de descarregamento de renderização PRIME em um sistema com uma GPU AMD integrada.
Além disso, esta versão altera o comportamento da função glXGetRefreshRateSGI() para taxas de atualização não inteiras para arredondar para o número inteiro mais próximo e move o ícone NVIDIA Settings para o tema de ícones Hicolor para permitir a personalização por outros temas de ícones.
Esta versão também adiciona dois atributos NV-CONTROL, ou seja, NV_CTRL_FRAMELOCK_MULTIPLY_DIVIDE_MODE e NV_CTRL_FRAMELOCK_MULTIPLY_DIVIDE_VALUE para permitir a sincronização de GPUs NVIDIA Quadro Sync II para diferentes taxas de sinal House Sync, mas requer firmware versão 2.18 ou posterior.
O suporte Vulkan também foi aprimorado com a adição das extensões VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue, VK_KHR_video_decode_h264 e VK_KHR_video_decode_h265.
Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu