A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 510.60.02 com suporte a GPUs RTX A4000H e A5500, e muito mais. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.
NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
A empresa também é uma das poucas que produz drivers para Linux. Atualmente ela disponibiliza dois tipos de driver para o Linux: o Latest Production Branch Version e o Latest New Feature Branch Version.
Latest Production Branch Version: Traz o driver mais estável
Latest New Feature Branch Version: Traz o driver com novas funcionalidades, portanto, menos estável
Agora, a NVIDIA lançou o driver gráfico proprietário NVIDIA 510.60.02 para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris como a versão de produção mais recente que apresenta suporte para novas GPUs.
Novidades do Driver NVIDIA 510.60.02
A NVIDIA 510.60.02 chegou quase dois meses após a NVIDIA 510.47.03 e apresenta suporte para as placas gráficas NVIDIA RTX A4000H e NVIDIA RTX A5500, que são construídas na mais recente arquitetura NVIDIA Ampere e encontradas em laptops modernos.
O suporte é fornecido para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, FreeBSD e Solaris.
Além disso, o driver gráfico NVIDIA 510.60.02 corrige um bug que pode fazer com que os monitores com portas de áudio HDMI ou DisplayPort sejam desmarcados como o dispositivo de saída de áudio padrão após o dispositivo sair da suspensão, bem como uma regressão introduzida em um anterior versão que pode fazer com que os aplicativos OpenGL travem ou sejam renderizados incorretamente após suspender ou retomar ciclos ou comutadores VT.
Também foi corrigido nesta versão um bug que fazia com que o painel de controle nvidia-settings produzisse mensagens de erro inválidas e um bug que impedia que o script nvidia-installer detectasse a ferramenta de assinatura do módulo do kernel scripts/sign-file em situações em que a fonte do kernel e diretórios de saída foram usados.
Para completar, a NVIDIA 510.60.02 corrige um bug que poderia impedir que módulos do kernel vinculados a arquivos de objetos de interface do kernel pré-compilados fossem carregados em versões recentes do kernel do Linux.
A NVIDIA diz que esse bug afetou os pacotes personalizados criados com a opção --add-this-kernel
do nvidia-installer.
Por último, mas não menos importante, esta versão corrige um bug introduzido no driver gráfico NVIDIA 495.29.05, que causava a linha GPU “Model:” no arquivo /proc/driver/nvidia/gpus//information ser marcado como “Desconhecido” para determinadas placas gráficas.
Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu