A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 510.39.01 beta com renderização dinâmica Vulkan, decodificação AV1 VDPAU, e mais. Confira os detalhes.
NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
A empresa também é uma das poucas que produz drivers para Linux.
Agora, além de anunciar a placa gráfica GeForce RTX 3080 12GB esta manhã, a NVIDIA publicou sua primeira versão beta pública da nova série de drivers NVIDIA 510 Linux.
Novidades do Driver NVIDIA 510.39.01
O driver beta do Linux NVIDIA 510.39.01 está disponível hoje com uma variedade de correções, enquanto a maior parte das atualizações está no lado do driver Vulkan.
Há suporte de renderização dinâmica Vulkan, juntamente com uma variedade de outras extensões anteriormente encontradas apenas nas versões beta dedicadas do Vulkan da NVIDIA.
Além de todas as atualizações do Vulkan, também empolgante com a série NVIDIA 510 para Linux é adicionar suporte de decodificação AV1 ao driver VDPAU para complementar o suporte NVDEC AV1 existente para placas gráficas da série RTX 30 de última geração.
O 510 Linux beta da NVIDIA também possui um indicador ReBAR, suporte atualizado ao kernel Linux, suporte refinado à API GBM e outras atualizações.
Como instalar ou atualizar o Driver NVIDIA 510.39.01 beta
A versão beta do Linux NVIDIA 510.39.01 pode ser baixada em NVIDIA.com.
O procedimento de instalação é semelhante ao da versão final, como mostrado nesse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Mas lembre-se: Esse driver ainda não é uma versão final.