Em uma façanha inédita, o famoso jogo Doom foi portado para telefones com chip Spreadtrum SC6531. Confira e veja como instalar.
Para quem não conhece Doom, saiba que é considerado um dos pioneiros na categoria jogos de tiro em primeira pessoa por apresentar, na era dos computadores compatíveis com IBM, recursos inovadores como gráficos 3D, espacialidade tridimensional, jogo em rede multiplayer e suporte para mods.
O código-fonte de Doom foi lançado ao público em 23 de dezembro de 1997. Embora Doom tenha sido originalmente criado para DOS, o lançamento foi da versão Linux e o código-fonte teve que ser portado de volta para DOS e outros sistemas operacionais.
O código-fonte foi originalmente lançado sob uma licença proprietária que proibia o uso comercial e não exigia que os programadores fornecessem o código-fonte para as modificações lançadas em formato executável.
A partir de agora, a maioria das portas de origem do Doom são de código aberto. A GNU GPL exige que os autores que usam o código GPL em seu software também liberem o código-fonte modificado.
E Doom voltou a nos dar o que falar e é isso que neste artigo falaremos sobre um novo projeto com este jogo que conseguiu chegar a lugares que nunca se imaginaria.
E é que graças ao esforço e à criatividade de muitos programadores, a expressão “Se tem tela, tem Doom” foi levada à sua expressão máxima.
O projeto que vamos falar agora faz parte do projeto FPDoom e em que a novidade é que foi preparada uma porta Doom para telefones básicos baseados no chip Spreadtrum SC6531.
Doom foi portado para telefones com chip Spreadtrum SC6531
A ideia de trazer Doom para esses aparelhos se deve às mais modificações do chip Spreadtrum SC6531 e acima de tudo que estes ocupam aproximadamente uma grande quantidade do mercado de telefonia básica na China, Rússia e outros países.
O chip é baseado no processador ARM926EJ-S com frequência de 208 MHz (SC6531E) ou 312 MHz (SC6531DA), a arquitetura do processador ARMv5TEJ.
E embora tudo pareça muito bom, é mencionado que a porta tem um alto grau de complexidade de portabilidade e que isso se deve aos seguintes fatores:
- Não há aplicativos de terceiros disponíveis nesses telefones.
- Pequena quantidade de RAM: apenas 4 MB (marcas/fornecedores costumam listar isso como 32 MB, mas isso é enganoso, pois se refere a megabits, não megabytes).
- Documentação fechada (você só pode encontrar um vazamento de uma versão mais antiga e inferior), então muito foi extraído usando o método de engenharia reversa.
No momento, apenas uma pequena parte do chip foi investigada – USB, tela e chaves, então você só pode jogar em um telefone conectado a um computador com um cabo USB (os recursos para o jogo são transferidos do computador) e lá e também sem som no jogo.
Em sua forma atual, o jogo é lançado em 6 dos 9 telefones testados baseados no chip SC6531.
Como instalar o Doom no SC6531?
Para os interessados em testar o projeto, você pode seguir as instruções de compilação que são compartilhadas no link a seguir.
Para colocar este chip no modo de inicialização, você precisa saber qual tecla segurar durante a inicialização (para o modelo F+F256 esta é a tecla “*”, para Digma LINX B241 – a tecla “meio”, para F+Ezzy 4 – a tecla «1», para Vertex M115 – «up», para Joy’s S21 e Vertex C323 – «0»).
Para executar o jogo, é necessário criar um diretório de trabalho workdir e colocar o arquivo de recurso Doom lá, por exemplo, doom1.wad da versão shareware do Doom 1.
Depois disso, os seguintes comandos devem ser executados em um script e, em seguida, conectar o telefone:
./spd_dump --wait 300 fdl nor_fdl1.bin 0x40004000 fdl fpdoom.bin ram
cd workdir && ../libc_server -- --bright 50 --rotate 3 doom
–bright X é o brilho da tela do telefone (X = 0..100).
–rotate S[,K] é a rotação da tela/teclado em unidades de 90 graus (-1 ou 3 = -90, 1 = +90, etc.)
É referido que todas as telas LCD deste tipo de telefones são verticais, pelo que se o seu dispositivo tiver uma tela horizontal, isso significa que é uma tela LCD vertical colocado na horizontal, pelo que deverão ser utilizados valores S e K diferentes.
Além disso, você pode adicionar opções adicionais para o Doom, por exemplo, doom -timedemo demo1
.
Por fim, se estiver interessado em saber mais sobre esta porta, bem como a lista de modelos compatíveis, pode consultar os detalhes no seguinte endereço.