E o Ubuntu Touch continua crescendo, agora, a Canonical fez uma doação de Ubuntu Phones para o projeto UBports, para ajudá-los na continuidade do desenvolvimento desse sistema. Confira os detalhes dessa doação.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Nessa terça-feira (20/02), os desenvolvedores do projeto UBports anunciaram em seu Twitter que a Canonical lhes enviou alguns antigos dispositivos Ubuntu Phones para que o projeto possa continuar o desenvolvimento do sistema operacional móvel Ubuntu Touch.
O UBports está recriando o Ubuntu Touch, mantendo, atualizando e modificando seu código para oferecer ao mundo um sistema operacional móvel gratuito e de código aberto para aqueles que querem usar algo além do Android, iOS, e o que mais ainda estiver por aí.
Canonical fez uma doação de Ubuntu Phones para o projeto UBports
Agora que a Canonical deixou o desenvolvimento de sua interface de usuário Unity 8 para o sistema operacional móvel Ubuntu Touch usado em smartphones da Meizu e BQ, a empresa decidiu doar vários dispositivos para a comunidade UBports e ajudar o projeto.
Os dispositivos recebidos pela UBports são o BQ Aquaris E5 HD e o Meizu MX4, mas eles parecem executar o Android em vez do Ubuntu Touch.
O Marius Gripsgård da UBports confirmou para o site Softpedia que os dispositivos estão realmente usando o Android. Ele disse que a equipe planeja reativá-los e instalar a versão modificada do Ubuntu Touch, para continuar a melhorar o sistema operacional móvel para aqueles que usam estes modelos
Dalton Durst, também do projeto UBports, informou que a Canonical doou mais de 20, de um total de 38 Ubuntu Phones antigos para o UBports (18 BQ Aquaris E5 HD e 20 Meizu MX4). Segundo ele, isso deve ser suficiente para melhorar o Ubuntu Touch nestes dispositivos legados.
No momento, o UBports suporta oficialmente o Ubuntu Touch OS nos smartphones Fairphone 2, Nexus 5 e OnePlus One, bem como no tablet BQ Aquaris M10 FHD, mas, embora o sistema operacional móvel possa ser instalado em outros dispositivos, estes ainda não são totalmente suportados.
Entre estes, existem todos os Ubuntu Phones legados como o BQ Aquaris E4.5, BQ Aquaris E5 HD, Meizu MX4 e Nexus 4. Então, com essa doação da Canonical, pelo menos podemos esperar que o Meizu MX4 e o BQ Aquaris E5 HD, em breve serão oficialmente suportados.
Marius Gripsgård também disse que ele está realmente grato pela doação da Canonical e planeja concentrar seus esforços na melhoria do Ubuntu Touch para esses Ubuntu Phones legados, o que vai deixar seus usuários muito felizes.
Se você quiser instalar o Ubuntu Touch OS do UBports em seu smartphone Android ou seu legado no Ubuntu Phone, você sempre pode visitar o site do projeto para verificar as instruções de instalação mais recentes sobre como gravar o sistema operacional móvel Ubuntu em seu dispositivo (se ele for suportado), usando o link abaixo.
Conheça melhor o UBports
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 17.10 [Atualizado]
- Hackers transformaram o Nintendo Switch em tablet com KDE Plasma
- Canonical fez uma doação de Ubuntu Phones para o projeto UBports
- Conheça Korora – um Fedora que já vem pronto para usar
- Total War Saga: Thrones of Britannia para Linux chega em abril