Depois de um bom tempo adicionando funcionalidades e um beta, os desenvolvedores do Haiku começaram a otimizar o desempenho do SO. Confira!
O Haiku é um sistema operacional de uso geral gratuito e de código aberto inspirado no extinto BeOS. Ele é licenciado sob a licença MIT e disponível para várias plataformas, como x86, PPC, ARM e MIPS.
O projeto do sistema é liderado pela Haiku Inc, uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York.
Haiku é escrito em C++ e não é uma distribuição Linux, já que não usa o kernel criado por Linus Trovalds, mas sim um kernel híbrido e uma interface gráfica ou ambiente desktop, que também é chamado Haiku.
Assim como o FreeBSD, e outros sistemas operacionais de código aberto, o Haiku pode ser uma boa alternativa para quem procura algo diferente do Linux, e não quer usar software proprietário.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Desenvolvedores do Haiku começaram a otimizar o desempenho do SO
Com a tão esperada beta do Haiku R1 ocorrendo no final do ano passado e outros recursos/suporte modernos sendo eliminados, os desenvolvedores por trás desse sistema operacional de código aberto inspirado no BeOS começaram a investigar o desempenho do SO e fazer as otimizações de desempenho necessárias.
Agora que as instabilidades gerais e outras falhas do kernel foram resolvidas, os desenvolvedores começaram a trabalhar para lidar com a velocidade de vários componentes internos e fazer otimizações onde for relevante.
Alguns de seus trabalhos recentes tiveram uma melhor velocidade de alocação de memória, desempenho de gravação em disco, travamento mais granular e evitar interação com o kernel, sempre que possível.
Os interessados no recente trabalho de otimização de desempenho do Haiku neste verão podem ler muito mais sobre esses esforços no blog oficial do Haiku.
Via Phoronix
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o Microsoft .NET Core SDK no Linux via Snap
- Como instalar a ferramenta de design Figma no Linux via Snap
- qBittorrent 4.1.7 lançado – Confira as novidades e instale
- GlusterFS está planejando abandonar o suporte de 32 bits
- Desenvolvedores do Haiku começaram a otimizar o desempenho do SO