Para a alegria de seus usuários, foi descoberta uma solução para o gargalo do GPD Win 4. Confira a causa desse problema e como é a solução.
O GPD Win 4 é um computador portátil para jogos diferente de qualquer outro disponível no momento.
Com um processador AMD Ryzen 7 6800U, oferece melhor desempenho do que um Steam Deck em níveis de energia mais altos, mas é substancialmente menor graças a uma tela FHD de 6 polegadas.
Ele também tem um design físico que o faz parecer um grande PS Vita, e um teclado QWERTY para digitação com o polegar que é revelado quando você desliza a tela para cima.
Mas assim que o Win 4 começou a ser enviado para revisores e patrocinadores de uma campanha de crowdfunding, alguns jogadores começaram a perceber que o dispositivo gaguejava ao jogar alguns jogos em altas taxas de quadros.
Agora há uma solução para isso … mas não é exatamente simples.
Descoberta uma solução para o gargalo do GPD Win 4
Resumindo, o problema ocorre porque o GPD Win 4, como muitos PCs de jogos portáteis com telas pequenas, usa uma tela que foi projetada para rodar nativamente na orientação retrato em vez de paisagem.
Assim, a GPD implementou uma solução que usa um circuito integrado para dizer ao computador para tratar a tela de retrato como se fosse uma tela de paisagem, permitindo que a maioria dos jogos rode corretamente sem nenhuma modificação (alguns outros sistemas de jogos teriam problemas para rodar jogos mais antigos).
Mas esta solução causou um problema porque a tradução de retrato para paisagem não conseguia acompanhar 60 quadros por segundo, o que significa que às vezes 1 quadro seria exibido por 1/30 de segundo em vez de 1/60, causando o que parece um pouco como uma gagueira em alguns jogos (aparentemente afeta todos os jogos, mas é mais perceptível em jogos com gráficos 2D).
A GPD encontrou uma solução, que esperançosamente será implementada em unidades que serão enviadas no futuro. Mas quem quiser fazer a correção em seus sistemas vencidos terá que reprogramar o circuito integrado, o que exige um pouco de esforço e cerca de US$ 20 a US$ 30 em peças.
O Phawx explica o processo em um vídeo do YouTube e observa que você não precisa de um ferro de solda … mas precisa abrir o Win 4 e usar algumas ferramentas para atualizar o firmware atualizado.
Se você não quiser passar por todas essas etapas, alguns usuários dizem que quase não percebem o problema de taxa de quadros/gagueira.
E outros descobriram que usar uma ferramenta como o Custom Resolution Utility para definir a taxa de atualização da tela para 59,2 Hz, o que pode tornar o problema menos perceptível.
Você também pode tentar entrar em contato com o suporte do GPD e solicitar que a empresa execute a correção para você.
Mas você provavelmente terá que pagar para enviar o sistema de e para a China, portanto, pode acabar gastando mais para fazer isso do que na compra de peças para consertar seu próprio dispositivo.
E isso supondo que o GPD seja responsivo – a empresa não tem a melhor reputação por ser responsiva a clientes internacionais.
Essa é uma das razões pelas quais muitos jogadores ficaram entusiasmados com a entrada de empresas como Valve e Asus no espaço de jogos portáteis para PC: eles têm uma presença muito maior no Ocidente do que empresas menores como GPD, AYA e One Netbook e geralmente oferecem melhores atendimento e suporte ao cliente.
Mas empresas como a GPD continuam a ultrapassar os limites do que um computador minúsculo pode fazer com formatos incomuns, como o GPD Win 4 e outros dispositivos.
Por isso, é bom ver que, quando surgem problemas como a tela travada, as soluções podem ser encontradas… mesmo que não sejam as mais fáceis de usar.