Precisando desativar a aceleração do mouse no Linux por completo? Veja como fazer isso manualmente, independente de ambiente gráfico.
Alguns ambientes de trabalho não fornecem uma maneira de alterar a aceleração do mouse (GNOME e Unity por exemplo), e até mesmo para aqueles que o fazem (como Cinnamon), você não pode desativá-lo completamente.
Desativar a aceleração do mouse é útil para jogos FPS, pois ela faz com que o movimento do ponteiro fique mais rápido.
Por causa da aceleração, mover o mouse sobre a mesma distância pode ter resultados diferentes, com base na velocidade de movimento.
Com a aceleração do mouse desativada, o movimento do ponteiro é o mesmo que o movimento do mouse, e ele não mudará de acordo com a velocidade do movimento.
Como resultado, tiros em primeira pessoa serão mais precisos.
Como desativar a aceleração do mouse no Linux por completo
Para desativar a aceleração do mouse no Linux por completo, será necessário criar um arquivo chamado “550-mouse-acceleration.conf” dentro de xorg.conf.d.
O caminho para xorg.conf.d pode variar dependendo da distribuição Linux que utiliza. Por exemplo, no Ubuntu, Linux Mint, e seus derivados, é /usr/share/X11/xorg.conf.d/. No Arch Linux, o caminho é /etc/X11/xorg.conf.d/.
Ciente disso, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para desativar a aceleração do mouse no Linux por completo, use o comando abaixo para criar um arquivo “50-mouse-acceleration.conf” dentro de xorg.conf.d (lembre-se de ajustar o caminho de acordo com o seu sistema).
echo -e 'Section "InputClass"\n Identifier "My Mouse"\n MatchIsPointer "yes"\n Option "AccelerationProfile" "-1"\n Option "AccelerationScheme" "none"\n Option "AccelSpeed" "-1"\nEndSection' | sudo tee /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-mouse-acceleration.conf
Depois de fazer a mudança, saia da sessão atual e entre novamente, e estará pronto!