Darktable 3.6 lançado com muitos novos recursos! Confira!

Foi lançado o Darktable 3.6 com muitos novos recursos. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar ou atualizar no Linux.

O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.

Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.

Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.

E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.

Agora, editor de imagens RAW de código-fonte aberto e multiplataforma Darktable 3.6 foi lançado hoje com uma série de correções de bugs e melhor suporte para câmera, introduzindo novos pré-ajustes de balanço de branco e perfis de ruído.

Novidades do Darktable 3.6

Darktable 3.6 lançado com muitos novos recursos! Confira!

Darktable 3.6 chega seis meses após o lançamento de Darktable 3.4 para renovar totalmente o módulo de importação para permitir que você veja miniaturas de imagens antes de importar, introduzir um novo algoritmo demosaic padrão chamado RCD, junto com suporte para demosaic duplo para combinar RCD + VNG4 e AMaZE + VNG4 para sensores bayer.

Um novo escopo de vetor também está presente no Darktable 3.6 para complementar o histograma, a forma de onda e as visualizações de desfile atuais, bem como um novo módulo Color Balance RGB para todas as suas necessidades de gradação de cores e um novo módulo de censor para ocultar partes da imagem adicionando um efeito de desfoque ou pixelização.

A partir desta versão, Darktable agora desenha formas na imagem RAW original e então as distorce através do pixelpipe.

Além disso, Darktable agora exibe um traço ao importar um arquivo GPX e permite que você defina locais usando polígonos criados diretamente a partir de informações relatadas pelo Open Street Map.

E o Darktable 3.6 também adiciona suporte para remover vários estilos de uma vez, melhora a decodificação de arquivos JPEG-2000, adiciona suporte para importar e exportar predefinições em massa e introduz predefinições de filtro de coleta para exibir imagens com base em sua proporção de aspecto e data de importação.

Várias melhorias também foram feitas nos vários módulos de mesa de luz, no módulo de exportação, no controle de mixagem no módulo do equalizador de contraste e no módulo de aberração cromática RAW.

Entre outras mudanças dignas de nota, Darktable 3.6 substitui o módulo de ajustes básicos pelo painel de acesso rápido, adiciona uma nova seção no módulo de calibração de cores para permitir que você calibre as cores usando um gráfico verificador de cores e introduz a capacidade de criar uma máscara de opacidade com base em um nitidez da imagem.

Para completar, o módulo de calibração de cores recebeu um novo método de preservação de cores e o módulo de exportação TIFF recebeu inúmeras melhorias.

Como de costume com qualquer novo lançamento Darktable, o suporte da câmera foi aprimorado para suportar novos modelos, incluindo Fujifilm GFX100S (compactado), Fujifilm X-E4 (compactado), Fujifilm X-S10 (compactado), Leica D-Lux 7 (4:3, 1:1, 16:9, 3:2), Nikon Z 6_2 (comprimido de 14 bits, descomprimido de 14 bits, comprimido de 12 bits, descomprimido de 12 bits), Nikon Z 7_2 (comprimido de 14 bits, descomprimido de 14 bits, comprimido de 12 bits , 12 bits descompactado), Panasonic DC-G100 (4:3), Panasonic DC-G110 (4:3), Panasonic DC-GF10 (4:3), Panasonic GF90 (4:3), Pentax K-3 Mark III , Ricoh GR III (dng), Sony ILCE-1, Sony ILCE-7SM3 e Sony ILCE-QX1.

Novas predefinições de equilíbrio de branco agora estão disponíveis para Fujifilm GFX100S, Fujifilm X-E4, Nikon D780, Panasonic DC-FZ10002, Panasonic DMC-G8, Panasonic DMC-G80, Panasonic DMC-G81, Panasonic DMC-G85, Ricoh GR III e Câmeras Samsung GX20, junto com novos perfis de ruído para Canon PowerShot S110, Nikon COOLPIX P950, Nikon Z 7_2, Olympus E-M10 Mark IV, Pentax K-3 Mark III, Samsung GX10, Samsung GX20, Sony ILCE-1 e Sony Câmeras ILCE-7C, bem como novas matrizes de cores personalizadas para a câmera Samsung GX20.

Várias traduções de idiomas também foram atualizadas e vários bugs eliminados para tornar o Darktable mais estável e confiável. Para obter mais detalhes sobre todas as mudanças incluídas neste lançamento, verifique as notas de lançamento completas.

Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Você pode atualizar para o Darktable 3.6 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.

Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu

Deixe um comentário

Sair da versão mobile