Foi lançado o Darktable 3.2.1 com novos recursos importantes. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar ou atualizar no Linux.
O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Agora, foi lançado o Darktable 3.2.1 como uma atualização massiva que traz muitos novos recursos e melhorias, junto com melhor suporte para câmeras.
Sim. O Darktable 3.2.1 já está disponível e é a primeira grande atualização do aplicativo desde a introdução da série 3.0.
Se você está perguntando, não houve uma versão 3.2.0, nem uma versão 3.1. A equipe de desenvolvimento saltou direto para o número da versão 3.2.1 da versão 3.0.2, que provavelmente você está usando agora em sua distribuição Linux, por causa de um bug de última hora na versão 3.2.0.
Mas não se deixe enganar pelo número da versão, porque Darktable 3.2.1 é uma atualização massiva com muitas novidades para fotógrafos amadores e profissionais.
Novidades do Darktable 3.2
Os destaques do Darktable 3.2.1 incluem suporte para resoluções de tela de até 8K graças à reescrita completa do Lighttable View e da Filmstrip renovada.
Os Lighttable thumbs agora permitem vários tipos de sobreposição e os módulos Lighttable agora apresentam botões que só são destacados quando o contexto torna a ação possível.
A aparência do Darktable também foi alterada e agora é mais profissional graças a uma revisão completa dos estilos CSS da interface do usuário. E como a IU foi reformulada, os módulos Seletor de cores e Localização precisaram ser atualizados para se integrarem melhor.
Também reformulado está a caixa de diálogo Preferências, que agora requer menos rolagem e parece muito melhor, e o módulo Remoção de manchas, que agora oferece suporte à criação de forma contínua e apresenta um novo botão que permite ocultar ou mostrar as formas.
Outras mudanças dignas de nota incluem módulo de perfil denoise muito melhorado, suporte para desfazer e refazer para mudanças de orientação na visualização Lighttable, exportação em escala de cinza de TIFF para imagens monocromáticas, exportação de máscaras no formato de imagem TIFF e suporte para mais de 500 imagens em tethered controle para lapso de tempo.
Darktable 3.2 também apresenta um novo módulo de negadoctor para inverter filmes negativos, uma nova exibição de histograma chamada RGB Parade, uma nova preferência de down-sampling para resposta mais rápida em câmara escura, suporte para gradientes curvos, suporte para formato de arquivo AVIF, bem como dois novos filtros para o módulo Collect, ou seja, módulo e pedido de módulo.
A detecção de alteração de imagem agora é mais confiável, o recurso Filmic RGB agora inclui recuperação de realce integrada, os usuários podem finalmente escolher quais informações serão exibidas no editor de metadados e Darktable agora exibirá uma caixa de diálogo de confirmação ao excluir ou atualizar predefinições.
Darktable 3.2 também adiciona suporte para novas câmeras, incluindo Fujifilm FinePix S1, GFX 100 (compactado), X-Pro3 (compactado), X-T200, X-T4 (compactado) e X100V (compactado), Hasselblad H4D-50, X1D II 50C e X1DM2-50c, bem como Nikon COOLPIX P950 (12 bits não comprimido), D780 (12 bits comprimido, 14 bits comprimido) e Z 50 (12 bits comprimido, 14 bits comprimido).
Olympus E-M1MarkIII e E-PL10, Panasonic DC-FZ10002 (3: 2), DC-GX880 (4: 3), DC-S1 (3: 2), DC-S1H (3: 2), DC-S1R (3: 2), DC-TZ91 (4: 3), DC-TZ95 (4: 3), DC-TZ96 (4: 3), DC-ZS80 (4: 3), DMC-FZ40 (1: 1, 3: 2, 16: 9) e DMC-FZ45 (1: 1, 3: 2, 16: 9), bem como câmeras Sony ILCE-6100 e ILCE-9M2 também são suportadas na nova versão.
Novas predefinições de equilíbrio de branco estão disponíveis para Canon EOS 77D e EOS 9000D, Fujifilm X-E3, X-T30 e X-T4, Nikon COOLPIX P1000, Olympus E-M1MarkIII, E-PL6 e TG-5, Panasonic DC-GH5, DC Câmeras -TZ95, DC-TZ96 e DC-ZS80, Samsung NX1 e Sony ILCE-7RM4.
Por último, novos perfis de ruído estão disponíveis para Canon EOS-1Ds, Fujifilm X-H1, X-T100, X-T30 e X-T4, Nikon COOLPIX P1000 e Z 50, Olympus E-510, E-M1MarkIII, E-M5 Mark III e TG-6, Panasonic DC-GF9, DC-GX800, DC-GX850, DC-GH5, DC-TZ95, DC-TZ96 e DC-ZS80, bem como Sony DSC-RX100M6, DSC-RX100M7, ILCE-6600 , Câmeras ILCE-7RM4, ILCE-9 e ILCE-9M2.
Existem também novos atalhos de teclado para o módulo de retoque, caixas de combinação, para habilitar e desabilitar as dicas de ferramentas, para alternar o último instantâneo ligado e desligado, bem como para mostrar ou ocultar os módulos lib e as máscaras desenhadas para o módulo ativo no momento.
Agora também é mais fácil encontrar atalhos de teclado com o novo campo de pesquisa na guia de atalhos.
Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.
Como instalar o Darktable 3.2
Você pode atualizar para o Darktable 3 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap