Valve trabalhou duro e o game Cyberpunk 2077 já pode ser jogado no Linux graças ao Proton 5.13-4. Confira os detalhes dessa conquista.
Cyberpunk 2077 é um videogame que você tem ouvido muito nas últimas semanas. Para quem conhece, Cyberpunk 2077 é um videogame de ação e RPG que se passa no ano de 2077 em um mundo aberto ambientado no universo Cyberpunk.
É um título desenvolvido e publicado pela CD Projekt e que foi lançado em dezembro de 2020 para plataformas como Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One, e depois para PS5, Xbox Series X e S, e também no serviço de streaming Google Stadia. .
Ele usa um poderoso motor gráfico chamado REDengine 4 e é basicamente uma adaptação do jogo de tabuleiro Cyberpunk 2020.
Nesse caso, 57 anos depois, em uma cidade distópica chamada Night City, na Califórnia. Neste lugar você encontrará um mundo aberto com 6 distritos diferentes para passear livremente.
Seu personagem é representado na primeira pessoa, e você assume o papel de um personagem chamado V.
V tem armas e uma série de habilidades corpo a corpo que podem ser modificadas. Além disso, a aparência do V também é totalmente personalizável, podendo criar a aparência que você mais gosta.
Pois bem, feita essa apresentação, para quem ainda não conhece o Cyberpunk 2077, agora vem a boa notícia.
Acontece que, embora não tenha sido lançado para Linux, a Valve trabalhou duro para que o Proton 5.13-4 pudesse suportá-lo.
Cyberpunk 2077 já pode ser jogado no Linux graças ao Proton 5.13-4
Ou seja, se você comprar o Cyberpunk 2077 do cliente Steam, a camada de compatibilidade embutida no cliente permitirá que você jogue na sua distro sem problemas.
E faz isso em GPUs AMD, quando tem a versão mais recente dos drivers gráficos MESA. No momento, infelizmente os proprietários de GPU NVIDIA não terão essa vantagem.
No momento, a única possibilidade para proprietários de NVIDIA é através do Google Stadia ou GeForce NOW.
Portanto, para executar o Cyberpunk 2077 no Linux, você precisa ter o Proton 5.13-4 instalado em sua distribuição Linux, junto com a pilha gráfica Mesa Git e uma GPU AMD Radeon.
Mas nem todas as distribuições oferecem o pacote mesa-git, que atualmente é baseado na próxima série de pilha gráfica Mesa 21.0.
Pelo que eu sei, a única distro que oferece o pacote mesa-git é o Arch Linux. Mas, se você não tiver o Arch Linux instalado ou achar que é muito difícil de instalar, você sempre pode usar um derivado, como Manjaro Linux, e instalar o mesa-git do AUR.
O Arch Linux também vem com o kernel Linux 5.9.13 mais recente, que pode contribuir para o desempenho geral do jogo em GPUs AMD.
Pelo menos alguém já conseguiu fazer o Cyberpunk 2077 rodar em seu laptop Arch Linux e teve a gentileza de gravar um pequeno vídeo para nós vermos em ação.
O Cyberpunk 2077 é desenvolvido e publicado pela CD Projekt RED e pode ser adquirido no Steam por US$ 59,99.
De acordo com Pierre-Loup Griffais, um dos desenvolvedores da Valve, CD Projeckt Red, o desenvolvedor do Cyberpunk 2077, permitiu que eles tivessem acesso antecipado para começar a trabalhar com vkd3d (Direct3D camada 12 para Vulkan) e radv (driver AMD da MESA para Vulkan).
Além disso, as últimas mudanças no Wine, nas quais o Proton é baseado, também estão trazendo algumas melhorias experimentais para reduzir a carga da CPU e melhorar o desempenho, o que também é uma boa notícia.
Como ativar o Proton no Steam
O Proton 5.13-4 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.
Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).
Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).
Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).
No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.