Com um novo modelo Chromebox em andamento, a CTL revelou o Chromebox CBX3 com Core i7-1355U ou Celeron 7305.
O Chromebox ainda pode ser um dispositivo de nicho, mas não há como negar o apelo de uma área de trabalho econômica, poderosa e com capacidade de atualização que executa nosso sistema operacional favorito.
Embora não seja portátil como um Chromebook, o pequeno fator de forma de desktop do Chromebox é perfeito para uma ampla gama de aplicativos, incluindo desktops domésticos, laboratórios de computadores escolares, configurações de escritório multiusuário e um dos aplicativos mais populares – quiosques e sinalização.
Agora, a CTL, com sede nos EUA, tem um novo modelo Chromebox em andamento e, o novo Chromebook CBX3 foi revelado e veio com uma surpresa muito agradável. Na verdade, duas surpresas, mas vamos chegar ao segundo em um momento.
CTL revelou o Chromebox CBX3 com Core i7-1355U ou Celeron 7305
Sim. A CTL está aceitando encomendas de dois modelos de um Chromebox CBX3. Ambos os modelos são computadores de mesa compactos com suporte para WiFi 6E, Bluetooth 5.3 e várias portas de E/S. E ambos, é claro, são desenvolvidos com o software Google ChromeOS.
Mas o CTL Chromebox CBX3 básico inclui um processador Intel Celeron 7305 de 5 núcleos e 6 threads baseado na arquitetura Intel Alder Lake de 12ª geração, enquanto o mais poderoso Chromebox CBX3-7 é o primeiro dispositivo ChromeOS anunciado a apresentar um processador de 13ª geração.
Processador Intel Core i7 de geração baseada na arquitetura Raptor Lake. Também custa cerca de três vezes mais que o modelo básico.
Ambos os computadores medem 5,85″ x 5,83″ x 1,62″ e apresentam um conjunto de portas que inclui:
- 2 x HDMI 2.0
- 1 x USB Type-C (com modo DisplayPort Alt)
- 4 x USB 3.0 tipo A
- 1 x Ethernet RJ45
- 1 x áudio de 3,5 mm
- 1 x leitor de cartão microSD
E ambos devem receber atualizações automáticas de software do Google até pelo menos junho de 2030.
Mas enquanto o modelo básico está disponível para pré-encomenda por US$ 309, enquanto a versão Core i7 sai por US$ 849 durante as pré-encomendas. Ambos os preços representam descontos sobre o preço de varejo esperado.
Além das diferenças de processador, o modelo básico será lançado neste verão com 4 GB de RAM e 256 GB de armazenamento PCIe NVMe, enquanto o modelo mais caro virá com 8 GB de memória e 256 GB de armazenamento.
O CTL diz que as versões Celeron e Core i7 do Chromebox também possuem dois slots SODIMM, portanto, a memória DDR4-3200 pode ser atualizada pelo usuário, assim como o SSD NVMe.