CPU ARM de 12 núcleos da Qualcomm para desktops chegará em 2024

Segundo informações no perfil Kuba Wojciechowski no Twitter, uma CPU ARM de 12 núcleos da Qualcomm para desktops chegará em 2024.

A série M da Apple de CPUs baseadas em ARM para desktops e laptops deu início a uma nova tendência. Embora ainda existam PCs com processadores x86, mais empresas estão começando a olhar para um potencial segmento de PCs baseado em ARM.

Como as CPUs da Apple estão fechadas ao seu ecossistema, outros fabricantes de PCs precisam de alternativas.

A Qualcomm vem tentando ser a alternativa para empresas que querem entrar no segmento de computadores baseados em ARM. No entanto, a empresa tem enfrentado dificuldades.

A empresa vem tentando a sorte no segmento desde o ano passado, mas até agora a experiência tem sido medíocre, e ela vem reutilizando chips projetados para smartphones. Isso precisa mudar, e um novo relatório indica que isso acontecerá em breve.

Ao que tudo indica, a empresa vai aumentar os esforços no segmento de PCs. Ele desenvolverá uma poderosa CPU ARM para desktops. Esta CPU será lançada em algum momento de 2024 e tem um codinome “Hamoa”. Aparentemente, trará um total de 12 núcleos de CPU.

CPU ARM de 12 núcleos da Qualcomm para desktops chegará em 2024

CPU ARM de 12 núcleos da Qualcomm para desktops chegará em 2024

O Hamoa virá com 12 núcleos de CPU em uma configuração 8+4. O grande cluster contém oito núcleos de desempenho, enquanto os quatro núcleos restantes estão lá para eficiência energética. O chip também trará uma GPU, mas pode não ser muito potente.

De acordo com os relatórios, a Qualcomm apresentará os chips com o design Phoenix Core da Nuvia.

CPU ARM de 12 núcleos da Qualcomm para desktops chegará em 2024

Para quem não sabe, é trabalho de ex-engenheiros da Apple. Eles trabalharam nos atuais chips da Apple baseados em ARM. Para relembrar, a Qualcomm adquiriu a startup Nuvia, e o trabalho em chips baseados em ARM para desktops foi antecipado.

A nova arquitetura promete um aumento de desempenho de 50 a 100% em um limite de 5 watts por núcleo. Esses números são baseados nos relatórios de 2020, mas até 2024 podemos ver mais melhorias.

A fonte termina por dizer que a actuação é “extremamente promissora”.

Como resultado, em 2024, podemos finalmente ver um chipset que dará aos fabricantes de PC a chance de competir nesse segmento específico. A Qualcomm pode ser um forte fornecedor desses chipsets para uma experiência Windows no cenário ARM.

Até lá, a Apple pode continuar impressionando o mercado com o desempenho de seus chips da série M da Apple.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile