Confira as últimas notícias relacionadas ao PinePhone e outros produtos da Pine64, segundo a última atualização mensal da empresa.
O teclado PinePhone é um acessório que essencialmente transforma o barato smartphone Linux da Pine64 em um minúsculo laptop Linux.
Está em desenvolvimento desde o ano passado e você poderá fazer o pedido em breve – a Pine64 anunciou que o hardware e o firmware foram finalizados e o teclado PinePhone estará à venda no final de setembro de 2021.
Esse é apenas um dos vários itens de notícias relacionadas ao PinePhone incluídos na última atualização mensal da Pine64. Aqui estão alguns dos destaques.
Confira as últimas notícias relacionadas ao PinePhone
No que diz respeito ao teclado, o gerente da comunidade Pine64, Lukasz Erecinski, diz que o protótipo final “é incrível”, com teclas robustas apresentando um bom deslocamento para digitar com seus polegares ou todos os dez dedos (ou tantos quantos você puder encaixar em um teclado projetado para funcionar com um smartphone com tela de 6 polegadas.
O teclado da PinePhone se conecta ao smartphone substituindo sua tampa traseira, o que significa que você pode abrir e fechar o teclado como um laptop, mas pode ser difícil segurar o PinePhone como um telefone enquanto o teclado está conectado.
Mas além de obter chaves físicas, você também terá uma vida útil prolongada da bateria graças a uma bateria embutida, que também atua como um peso para evitar que tudo tombe durante o uso.
Conforme relatado anteriormente, o teclado da PinePhone será fornecido com firmware de código aberto, mas os usuários poderão atualizar o firmware de terceiros se preferirem.
Pela última vez que ouvi, esperava-se que o teclado fosse vendido por US$ 50.
Outras capas traseiras/complementos da PinePhone
Remova a tampa traseira do PinePhone e você encontrará uma série de pogo pins que podem ser usados para conectar hardware adicional ao PinePhone. O teclado PinePhone se conecta a esses pinos para que você não precise passar um cabo USB ou usar Bluetooth para digitar.
A Pine64 também está trabalhando em outras contracapas que adicionam diferentes funções. E o próximo a ser lançado será:
- Capa do leitor de impressão digital
- Capa de carregamento sem fio
Ambos devem ser introduzidos oficialmente por volta do início de outubro de 2021.
A Pine64 diz que deve ser fácil para as distribuições móveis do Linux adicionar suporte para o firmware do leitor de impressão digital e software de código aberto.
E a capa de carregamento sem fio é compatível com os padrões de carregamento sem fio Qi e Air Fuel.
O chip no carregador sem fio também permitirá que as informações da taxa de cobrança e os controles sejam enviados via i2c, o que significa que deve ser possível para os desenvolvedores de software Linux móvel incorporar informações sobre a taxa de cobrança e/ou permitir que você a controle usando um aplicativo e/ou sistema operacional compatível.
A Pine64 também está desenvolvendo uma tampa traseira de rede sem fio LoRa (Long Range), mas ainda não está pronta para ser usada. E a empresa está aceitando sugestões para outras possíveis tampas complementares de hardware.
Você pode deixar um comentário na postagem do blog Pine64 August 2021 Update se tiver ideias que gostaria de ver, mas lembre-se de que o NFC aparentemente não é para iniciantes por enquanto.
Atualizações de software da PinePhone
Também houve uma série de desenvolvimentos interessantes no espaço de software da PinePhone no mês passado. Entre outras coisas, os desenvolvedores têm:
- Espera-se que as imagens do Ubuntu Touch 20.04 estejam disponíveis em breve para o PinePhone e, além de suportar o servidor de exibição Wayland, que tem sido o padrão para a versão PinePhone do Ubuntu Touch até agora, ele adicionará suporte para Mirclient. Isso permitirá que os usuários executem mais aplicativos Ubuntu Touch no PinePhone (incluindo aplicativos somente Wayland e aqueles que se integram ao sistema operacional).
- Chris Talbot criou dois aplicativos de correio de voz visual . Um baixa mensagens de voz visuais de sua operadora sem fio e o outro é um front end que permite a leitura de mensagens de voz. Isso funciona com AT&T e T-Mobile até agora e deve ser compatível com a maioria das distribuições Linux móveis e ambientes de desktop.
- Dylan Van Assche habilitou o suporte para sincronizar os dados da sua lista telefônica com os automóveis suportados via Bluetooth (embora isso só funcione na IU do Phosh). Isso será incluído na próxima versão da pilha BlueZ Bluetooth.
A Pine64 também apresentou seu primeiro dispositivo E Ink. O PineNote é um tablet de 10,1 polegadas com tela de papel eletrônico de 1872 x 1404 pixels, suporte para entrada de caneta e toque de dedo, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento eMMC e um processador Rockchip RK3566 quad-core.
PineNote, O Tablet E Ink Da Pine64 Com Processador RK3566
Por baixo do capô, ele tem a coragem de um computador de placa única Quartz64 , o que significa que muito do trabalho necessário para rodar o Linux principal no PineNote já foi feito.
Mas a tela do E Ink pode precisar de alguns drivers especiais quando o dispositivo for lançado ainda este ano.
Espera-se que ele seja vendido por cerca de US$ 399.
A Pine64 também lançou um firmware de touchpad novo e aprimorado para o laptop PineBook Pro, e a empresa observa que drivers gráficos aprimorados estarão disponíveis em breve. Há também um emulador newx86_64 chamado Box64 que deve tornar mais fácil jogar mais jogos x86 e/ou executar aplicativos x86 neste laptop com um processador Rockchip RK3399 baseado em ARM.
Você pode encontrar mais detalhes sobre novos desenvolvimentos de hardware e software Pine64 no blog da Pine64.