Confira alguns detalhes do Funtouch OS 13 e saiba como será a próxima versão do sistema operacional mobile da Vivo, que é baseado no Android.
Quando a Vivo anunciou o OriginOS, pensamos que a empresa migraria todos os seus smartphones para ele. No entanto, este não é o caso.
Para o público chinês, a empresa oferece atualmente o OriginOS Ocean. Quando se trata de clientes globais, eles são atendidos com o Funtouch OS. Isso manterá uma tendência para o próximo ano.
A empresa acaba de anunciar que os telefones estrangeiros receberão o Funtouch OS 13, e você pode adivinhar facilmente, é baseado no Android 13. Até agora, a lista de telefones elegíveis traz cerca de 50 telefones, o que é muito bom.
Confira alguns detalhes do Funtouch OS 13
O Funtouch OS 13 traz algumas melhorias em relação às versões anteriores. Como é uma interface de usuário com pele pesada, ela segue seu próprio caminho em termos de opções e recursos de personalização.
A empresa está incluindo um recurso de fixação de aplicativos. Há também controle aprimorado por meio do iManager e um novo anel estabilizador no visor enquanto tira fotos.
O Funtouch OS 13 também trará novas formas de personalizar a tela inicial. De uma maneira perfeita de Monet, você pode definir ícones para combinar com seu plano de fundo ou sistema.
O menu Configurações pode ser em uma única cor, graças ao recurso Ícone monocromático. Esse é um estilo perfeito para quem sente falta do visual antigo do Android, em vez dos ícones coloridos introduzidos nas versões recentes.
Curiosamente, até o Google mudou para a aparência antiga após o Android 9 Pie.
Além do recurso de fixação de aplicativos, há mais aprimoramentos de segurança. Os usuários também podem ocultar determinadas fotos de seus dispositivos.
Você pode ocultá-los diretamente do aplicativo da galeria no menu de configurações de três pontos.
A empresa também está oferecendo um novo aplicativo chamado “iManager”. Ele oferece aos usuários a opção de ter todos os controles especiais do telefone em um único aplicativo.
O novo Funtouch OS 13 permitirá que os usuários monitorem facilmente o uso do aplicativo. Além disso, você pode fechar facilmente aplicativos que estão sobrecarregando sua CPU.
O aplicativo agora pode reduzir aplicativos ativos e ajustar a frequência da CPU com base nos recursos de resfriamento do telefone.
Por meio do editor de vídeo nativo, você pode silenciar o áudio em determinados segmentos do vídeo. É bastante útil para alguns aplicativos de vídeo, como TikTok e Reels.
O Photo Editor também recebeu alguns refrescos. Por exemplo, você pode editar facilmente as fotos diretamente do visor.
Dispositivos recebendo a atualização:
A Vivo já revelou os telefones que estão na fila ou já estão recebendo seus betas do FuntouchOS 13.
Como você pode ver, também abrange telefones iQOO, que também executam o FuntouchOS 13. Esperamos que os próximos dispositivos como a série Vivo X90 tragam a atualização imediatamente. O recém-lançado iQOO Neo 7 já o executa.