Se você ficou na dúvida, veja como será se você não aceitar a nova política de privacidade do WhatsApp, e prepare-se para o que virá.
O WhatsApp teve alguns meses agitados após a introdução de uma política de privacidade atualizada em janeiro. O serviço de mensagens de propriedade do Facebook entrou em modo de controle de danos logo após receber críticas e até adiou o prazo de aceitação.
Também não foi bem para o governo da Índia e, mais recentemente, a Alemanha decidiu proibir a atualização. O WhatsApp ainda segue firme e cumprindo seu prazo.
Caso você esteja se perguntando, aqui está o que acontecerá se você não aceitar os novos termos de serviço.
Como será se você não aceitar a nova política de privacidade do WhatsApp
A maior conclusão é que o WhatsApp não excluirá sua conta em 15 de maio. A empresa optou por uma abordagem mais gradual para impor a mudança e planeja começar a eliminar os recursos progressivamente.
Nas primeiras semanas, o WhatsApp continuará enviando notificações que oferecem mais informações sobre a atualização da política. Isso já está sendo feito, mas a frequência dessas notificações pode aumentar um pouco.
Se, após esse período, você ainda não aceitar a atualização, a notificação se tornará persistente. Isso basicamente impedirá que você acesse sua lista de bate-papo.
No entanto, você ainda poderá atender as chamadas e vídeos recebidos e ver e responder às mensagens na aba de notificações. Após algumas semanas de funcionalidade limitada, o WhatsApp irá simplesmente parar de enviar chamadas ou mensagens para o seu telefone.
Mesmo assim, o WhatsApp diz que não excluirá a conta. É importante observar que a política existente da empresa em relação a usuários inativos ainda se aplica. Ou seja, se o WhatsApp não estiver conectado à internet por cerca de 120 dias, sua conta pode ser excluída.
No entanto, se você não desinstalar o aplicativo e decidir aceitar os termos mesmo após a janela de 120 dias – desde que você esteja conectado à Internet – você poderá recuperar o acesso à sua conta.
Mas se você decidiu se separar e quer passar para alternativas focadas em privacidade, como Signal ou Telegram, veja como você pode solicitar todos os dados da sua conta e excluí-la para sempre.