Como instalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados

Se você quer viajar pelo mundo sem sair da frente do PC, veja como instalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados.

O Google Earth é um globo virtual, mapa e um programa de informação geográfica que foi originalmente chamado EarthViewer 3D criado pela Keyhole, Inc.

Ele é um aplicativo gratuito que permite aos usuários voar a partir do espaço para o seu bairro, procurar escolas, restaurantes, parques e hotéis, obter instruções de direção, e muito mais.

O programa coloca imagens da terra e outras informações geográficas a direita em seu desktop. Com ele, você pesquisa e descobre o planeta, pois ele permite que você faça uma viagem virtual para qualquer lugar do mundo.

Com o programa você pode ver imagens de satélite, edifícios em 3D, árvores em 3D, terreno, Street View, planetas. Explore construções em 3D, imagens e terrenos, encontre cidades, lugares e empresas locais e muito mais.

Hoje podemos usar o Google Earth facilmente no navegador da web ou no celular. Para quem ainda precisa de um aplicativo de desktop, é fácil de instalar no Debian, Ubuntu e derivados.

Dito isso, este é um guia passo a passo para iniciantes que mostra como instalar o Google Earth Pro ou Enterprise Client no Ubuntu 24.04, Ubuntu 22.04 e Ubuntu 20.04

Como instalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados

Como instalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados

Para instalar o instalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados, e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Para adicionar o repositório do Google Earth, você precisa primeiro instalar a chave para que seu Ubuntu confie no pacote desse repositório.
sudo wget -qO - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | gpg --dearmor | sudo tee /etc/apt/keyrings/google-earth.gpg >/dev/null
Passo 3. O comando acima baixa o arquivo-chave, desarma-o e instala como arquivo ‘google-earth.gpg’ no diretório ‘/etc/apt/keyrings’ para seguir a nova política do Debian. Depois disso, você pode executar o comando abaixo para listar o conteúdo do diretório e verificar se o arquivo-chave está lá.
ls /etc/apt/keyrings
Passo 4. Após configurar a chave, execute o único comando abaixo para adicionar o repositório apt do Google Earth ao seu sistema:
sudo sh -c ‘echo “deb [arch=amd64 signed-by=/etc/apt/keyrings/google-earth.gpg] https://dl.google.com/linux/earth/deb/ stable main” > /etc/apt/sources.list.d/google-earth.list’
Passo 5. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt update
Passo 6. Agora use o comando abaixo para instalar o programa. Para escolha, substitua google-earth-pro-stable por google-earth-ec-stable para versão Enterprise.;
sudo apt install google-earth-pro-stable

NOTA: Depois de instalado o pacote .deb, ele configura automaticamente um repositório apt duplicado, da maneira antiga e obsoleta!

É recomendado abrir o terminal e executar o comando (Ctrl+Alt+T) para remover o arquivo de origem e o arquivo de chave gerados automaticamente:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/google-earth-*.list /etc/apt/trusted.gpg.d/google-earth-*.gpg

Em seguida, execute sudo apt update para atualizar o cache.

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite google-earth ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Desinstalando o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados

Para desinstalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt remove google-earth-pro-stable --auto-remove

Veja também

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o Google Earth no Ubuntu, Debian e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile