Se você precisa editar e ver arquivos no formato CBF, conheça e veja como instalar o editor de CBF GIScan no Linux via Flatpak.
GIScan é uma ferramenta simples para abrir e analisar dados armazenados em arquivos cbf (Crystallographic Binary Format).
Embora o GIScan seja desenvolvido principalmente com a análise de dados GISAXS em mente, conforme obtido pela linha de luz P03 do PETRA III no DESY Synchrotron em Hamburgo, Alemanha, ele deve ser compatível com quaisquer dados cbf arbitrários.
O GIScan lida com dados brutos diretamente e não precisa de nenhuma redução de dados a priori.
Ele suporta recursos como subtração de fundo, varreduras de linha ao longo do eixo Qy e Qz, detecção da largura total na metade do máximo (FWHM) de picos de difração e conversão de coordenadas de pixels para espaço recíproco ou angular.
O GIScan é desenvolvido principalmente com a análise de multicamadas em mente, mas pode ser usado para quaisquer dados arbitrários armazenados no formato cbf.
Se uma linha de luz ou tipo de dados (seja GISAXS ou GISANS) não for suportado e você quiser usar esta ferramenta, envie um problema na página do Github para que isso possa ser organizado.
Como instalar o editor de CBF GIScan no Linux via Flatpak
Para instalar o editor de CBF GIScan no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o editor de CBF GIScan no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/se.sjoerd.GIScan.flatpakref
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update se.sjoerd.GIScan
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run se.sjoerd.GIScan
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite giscan
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Depois, se for necessário, para desinstalar o editor de CBF GIScan no Linux via Flatpak, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall se.sjoerd.GIScan
Ou
flatpak uninstall se.sjoerd.GIScan