E o cliente Steam já traz o novo modo Big Picture ativo por padrão, e muito mais. Confira a novidades e veja como instalar no Linux.
O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e muito mais.
Agora, a Valve lançou uma nova atualização estável do Steam Client para plataformas Linux, Windows e Mac para adicionar vários novos recursos e corrigir muitos bugs, travamentos e problemas.
Cliente Steam já traz o novo modo Big Picture ativo por padrão
A nova versão também adiciona vários novos recursos para o modo Big Picture e suporte aprimorado ao controlador.
A maior mudança na nova atualização do Steam Client é a ativação do novo modo Big Picture, aquele que se assemelha à interface do usuário do Steam Deck, por padrão.
Portanto, após esta atualização, diga adeus ao antigo modo Big Picture e dê as boas-vindas ao novo e sofisticado em seu cliente Steam para Linux.
Aqueles que não gostam do novo modo Big Picture ainda poderão acessar o antigo usando a opção de linha de comando -oldbigpicture. No entanto, a Valve observou o fato de que o antigo modo Big Picture será removido definitivamente em uma atualização futura.
De volta ao novo modo Big Picture, ele agora apresenta uma nova opção para iniciá-lo no modo de janela (Configurações > Tela > Modo Big Picture > Janela), uma nova opção para desligar os controladores ao sair do BPM, suporte para pareamento de dongle do Steam Controller, o capacidade de mover o teclado autônomo e de sobreposição e notificações fixadas.
Além disso, o novo Big Picture agora apresenta aos usuários uma notificação quando um controle do Xbox é conectado, permite ativar o teclado na tela quando a janela do Steam não está focada e exibe ícones para suporte parcial/completo ao controlador, suporte VR, como bem como suporte somente para mouse e teclado na Biblioteca.
Falando em Linux, a nova atualização do Steam Client corrige um travamento na biblioteca libaudio, alguns erros que faziam com que a Biblioteca não renderizasse corretamente, fechamento de atalhos não Steam via overlay quando dois ou mais estão rodando, além de outro travamento que ocorreu ao fazer capturas de tela por meio da sobreposição.
Além disso, a nova atualização corrige estalos e perdas de áudio no Remote Play ao transmitir do Linux, aborda um problema com diálogos de streaming duplicados que aparecem no Linux e corrige um problema com a detecção de janelas de jogos no Linux.
Outras mudanças importantes incluídas nesta última atualização estável do Steam Client são uma nova interface do usuário para substituir a caixa de diálogo de opções de inicialização, que inclui uma caixa de seleção para lembrar a seleção do usuário, a capacidade de alterar as regiões de download sem reiniciar o Steam, bem como melhores tempos de carregamento para usuários com grandes bibliotecas de jogos.
O Steam agora também suporta o gamepad Armor-X Pro no modo PS4 e o ThrustMaster eSwap PRO Controller Xbox.
Além disso, a tela de configuração do controlador agora apresenta páginas de visualização de layout específicas para os controladores XBox Elite e Switch Pro, bem como uma guia de pesquisa para a tela do navegador de layout do controlador e suporte para configurações de visualização.
Claro, vários problemas foram corrigidos. Dito isso, para saber mais sobre essa versão do cliente Steam, acesse o anúncio de lançamento.
Como instalar o cliente
Se o método acima não serviu para você ou você quer uma outra alternativa, experimente instalar o cliente Steam, consultando esses outros tutoriais:
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu via Flatpak
Como instalar o cliente Steam no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Linux com Linux Steam Integration
Como instalar o cliente Steam for Windows com Wine no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu e derivados